Goiânia, 19/04/24
Tribuna Livre Goiás
BRASIL · 24/06/2020

Governo federal sanciona lei que autoriza doação de refeições não vendidas

Doação deverá ser gratuita e não configurará relação de consumo


(Foto: Antonio Cruz/ABr)

Por Leicilane Tomazini

O governo federal sancionou uma lei que autoriza a doação de alimentos e refeições não comercializados por parte de supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos. A medida foi aprovada no início do mês pelo Congresso e publicada nesta quarta-feira (24), no Diário Oficial da União.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a medida, além de combater o desperdício de alimentos, tem o objetivo de “combater a fome e a desnutrição, valorizar a responsabilidade social e a solidariedade entre os brasileiros e auxiliar a superação da crise econômica e social gerada pela atual pandemia”.

A doação pode ser de alimentos in natura, produtos industrializados e refeições prontas, todos ainda próprios para o consumo humano. Além disso, a lei estabelece que os itens devem estar dentro do prazo de validade e em condições de conservação especificadas pelo fabricante, quando aplicável, e a integridade e segurança sanitária não podem ter sido comprometidas, mesmo que haja danos à sua embalagem. 

 



Tags: Lei governo federal pandemia coronavírus desperdício de alimentos