Goiânia, 27/05/22
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 09/07/2021

“Caminho de Cora Coralina terá projeção mundial”, destaca Caiado em palestra do ultramaratonista Márcio Villar, recordista do trajeto de Santiago de Compostela

“A palavra é atitude, é acreditar, não desistir nunca”, diz atleta, que vai representar internacionalmente projeto turístico do Governo de Goiás


(Foto: Reprodução)

Por Tribuna Livre

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta sexta-feira (9), o nome do ultramaratonista Márcio Villar como um dos atletas parceiros na divulgação do Caminho de Cora Coralina. “Com o prestígio nacional e internacional que ele tem, vai dar uma projeção mundial ao nosso percurso”, afirmou. O Governo de Goiás trabalha para a estruturação do trajeto que receberá obras de infraestrutura orçadas em R$ 2 milhões. A licitação para as benfeitorias deve ser lançada ainda em julho.

Recordista mundial do Caminho de Santiago de Compostela, com a marca de 820 quilômetros, em 6 dias, 11 horas e 2 minutos, Márcio Villar compartilhará a experiência em longos percursos com os interessados no projeto. “A palavra é atitude, é acreditar, não desistir nunca e isso vale não só para o esporte. É para vida pessoal, profissional, tudo. Se eu consegui, qualquer um consegue”, disse durante solenidade realizada no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Na ocasião, ele ministrou palestra sobre seu histórico esportivo e experiência de vida.

O trajeto, que possui 300 quilômetros e passa por oito povoados, fica entre Corumbá de Goiás e cidade de Goiás. O ultramaratonista conhecerá o local de carro, neste fim de semana. A previsão é de que faça a primeira expedição a pé em agosto, mês em que a poetisa Cora Coralina, que dá nome à rota turística, faria aniversário. “Quero convidar os peregrinos locais a conhecerem o caminho. A ideia é fazer uma palestra em cada cidade, a cada parada, para motivar as pessoas”, disse Márcio Villar.

A marcação do Caminho de Cora Coralina corresponde às estradas históricas abertas pelos bandeirantes para desbravar a região. Ela passa por três áreas de preservação ambiental, os parques estaduais da Serra dos Pireneus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada. Os municípios que integram o projeto são: Corumbá de Goiás; Cocalzinho de Goiás; Pirenópolis; São Francisco de Goiás; Jaraguá; Itaguari; Itaberaí e Cidade de Goiás.


Tags: