Goiânia, 29/03/24
Tribuna Livre Goiás
MUNDO · 30/11/-0001

Explosões de bombas matam 79 afegãos e 13 soldados dos EUA

Explosões de bombas matam 79 afegãos e 13 soldados dos EUA


Por TLG

 Ataque próximo ao aeroporto de Cabul nessa quinta-feira, matou 13 soldados americanos e pelo menos 79 afegãos.  As explosões ocorreram ao lado do chamado Abbey Gate, espaço que era ocupado por tropas britânicas e americanas. Neste local encontram abrigado pessoas que estão tentando embarcar em voos para fora do país.  E

Os ataques atingiram o Hotel Baron, que era usado por autoridades britânicas para cadastrar os afegãos que desejavam migrar ao Reino Unido. Milhares de pessoas fogem do Afeganistão desde que o Taleban assumiu o poder, com a retirada das forças estrangeiras.

Os talibãs conquistaram Cabul em 15 de agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A tomada da capital pôs fim à presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e aliados na Otan.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no território o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

 Fonte: Ruters


Tags: Aeroporto de Cabu Talibãs Soldados Americanos Atentado,Al-Qaeda Osama bin Laden