Goiânia, 29/03/24
Tribuna Livre Goiás
MUNDO · 26/08/2021

O Ataque próximo ao aeroporto de Cabul nessa quinta-feira, matou 13 soldados americanos e pelo menos 79 afegãos.

Milhares de pessoas fogem do Afeganistão desde que o Taleban assumiu o poder


Imagem Google.

Por TLG

O Ataque próximo ao aeroporto de Cabul nessa quinta-feira, matou 13 soldados americanos e pelo menos 79 afegãos.     As explosões ocorreram ao lado do chamado Abbey Gate, espaço que era ocupado por tropas britânicas e americanas. Neste local encontram abrigado pessoas que estão tentando embarcar em voos para fora do país. 

Milhares de pessoas fogem do Afeganistão desde que o Taleban assumiu o poder, com a retirada das forças estrangeiras. Já foram retirados mais de 90 mil pessoas, mas muitos fegãos que trabalharam para os EUA aguardam resgate.

Os talibãs conquistaram Cabul em 15 de agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no território o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, principal

“Posso confirmar a vocês que não acreditamos que tenha havido uma segunda explosão perto do Hotel Baron, que foi um homem-bomba", disse o general do Exército William Taylor aos repórteres. Ele ainda disse que os soldados dos Estados Unidos feridos no ataque estão sendo tratados agora na Alemanha.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse aos repórteres que os Estados Unidos (EUA) creem que ainda há ameaças "específicas e críveis".

"Certamente estamos preparados, e esperaríamos tentativas futuras", disse Kirby, acrescentando: "Estamos monitorando estas ameaças, muito, muito especificamente, virtualmente em tempo real".

Essas são as primeiras mortes de militares americanos no país desde fevereiro de 2020. O Atentado ocorreu quando faltava apenas cinco dias para findar o prazo para que americanos retirem seus combatentes.                                           

Fonte : Agencia Reuters 


Tags: Aeroporto de Cabul Al-Qaeda Osama bin Laden Taleban ,General do Exército William Taylor