Goiânia, 19/04/24
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 12/09/2021

Eleições 2022: MDB lança pré-candidatura de Gustavo Mendanha ao governo do Estado

O prefeito de Aparecida compareceu ao evento e se colocou a disposição do partido para a disputa das eleições estaduais do ano que vem


FOTO: Gilberto Morais

Gustavo Mendanha de mãos dadas com outros líderes emedebistas

Por Tribuna Livre

Faltando cerca de 12 meses para o início das eleições de 2022, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), decidiu por antecipar, e oficializou nesta sexta-feira (10), o nome do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha como pré candidato do partido ao governo do Estado. Na noite desta sexta-feira, o Deputado Estadual e Secretário geral do MDB, Paulo Cesar Martins, junto de algumas lideranças do partido, como o Secretário Geral do MDB de Goiânia, Valdeir Pimenta, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, do MDB, Ênio Salviano, o Vereador Mizair Lemes e o ex prefeito de Senador Canedo, Manoel Mota, MDB, fizeram um encontro onde proclamaram a candidatura própria do MDB nas eleições de governo do estado em 2022.

O evento aconteceu no pátio do Colégio Atheneu Dom Bosco, Região Central de Goiânia. Cerca de 80 pessoas compareceram na reunião, onde foi discutido o futuro do partido e o lançamento da pré candidatura do Prefeito Gustavo Mendanha, ao cargo de governador de Goiás em 2022. O secretário geral do MDB, Paulo Cesar Martins, iniciou o discurso declarando que os emedebistas tem o dever de lançar uma candidatura própria para disputar o cargo de governo do Estado. Eles pediram ao prefeito Mendanha que aceite o convite e o desafio de ser o candidato do partido na disputa eletiva de 2022. O prefeito, que já se apresenta como postulante, disse que está a disposição do partido para uma possível concorrência ao pleito no ano que vem.

No entendimento dos líderes do MDB, não há mais motivos para aguardar, já que o nome de Gustavo Mendanha para o governo seria unanimidade dentro do partido, e o desejo da militância é colocar a pré-campanha na rua. Lembrando que os pré-candidatos só se tornam candidatos oficialmente após as convenções partidárias que ocorrerão em 2022. Gustavo Mendanha iniciou seu discurso com recordações sobre a vida pública e pessoal, além disso o prefeito citou argumentos e nomes com possibilidades de levarem os emedebistas de volta ao poder estadual em 2022. " Tenho no Daniel um grande Líder e alguém que pode estar representando tudo isso que nós esperamos.

Na eleição passada, alguns não concordavam conosco, eu, junto com Maguito, meu pai e junto com outros líderes, nós defendemos candidatura própria. Mesmo diante um processo adverso, por conta de tudo que ocorreu naquela eleição, o Daniel esteve à frente do governador que estava com o poder, mostrando que o povo do MDB mais uma vez escolheu votar em um candidato do nosso partido".  Após esta declaração, o prefeito de aparecida ainda contou como tem visto seu nome ser aclamado para a concorrência das eleições de 2022. " Eu tenho trabalhado, ouvido os companheiros do MDB. Escutando lideranças de outros partidos, que querem estar no projeto do MDB. Alguns me indagam dizendo: Gustavo, porque você não coloca seu nome?, porque você não fala?". Segundo Mendanha, esta ausência de manifesto é em respeito ao MDB, e também a outros nomes que existem dentro do partido.

Nas eleições municipais de 2020, Mendanha foi eleito com mais de 95% dos votos válidos, sendo reeleito para mais um mandato, com uma das votações mais expressivas do país. Procurado pelo Tribuna Livre se o pré candidato já teria estratégias para costurar alianças para compor sua candidatura, o prefeito de Aparecida relatou que o intuito do evento foi convocar o MDB para disputar as eleições de 2022 com candidatura própria. Mendanha disse ainda que não sabe se será candidato ano que vem, ele ainda citou alguns nomes que podem concorrer o cargo pelos emedebistas, nomes como o do Presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, o Deputado Estadual, Paulo Cesar Martins e o Presidente da Fieg, Sandro Mabel, foram mencionados por Mendanha, como possíveis candidatos pelo MDB ao governo do estado.





Tags: MDB Gustavo Mendanha Prefeito de Aparecida Governo de Goiás Candidatura própria Eleições 2022 Politica Goiana Paulo Cesar Martins Evento