Goiânia, 19/04/24
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 14/10/2021

SAC de Aparecida completa 16 anos com 100 mil atendimentos mensais

Criado pela Prefeitura de Aparecida em 2005, Serviço de Atendimento ao Cidadão tem dez unidades em funcionamento, inclusive em Goiânia, e mais de 60 tipos de serviços oferecidos


Foto composição Departamento TLG

Gustavo Mendanha / Foto Composição

Por TLG/Secom

A Prefeitura de Aparecida está comemorando 16 anos de criação do SAC, o Serviço de Atendimento ao Cidadão, que tem dez agências espalhadas pela cidade e ainda em Goiânia. Relembrando a abertura da primeira loja, o SAC Centro, ocorrida em 06 de outubro de 2005, a administração municipal promoveu nesta quinta-feira (14), na Cidade Administrativa, um treinamento de qualificação no atendimento com parte dos 100 atendentes do SAC.

O pontapé da qualificação foi dado pelo prefeito Gustavo Mendanha. Ele frisou que o SAC tem papel determinante no objetivo da atual gestão de investir na cidade, de melhorar a vida do cidadão e de tornar Aparecida uma cidade inteligente. Com cerca de 60 tipos de serviços oferecidos, o SAC presta mensalmente mais de 100 mil atendimentos.                                                                                                                   

“Isso passa pela humanização, pela qualidade de vida das pessoas, e deve ser notado também nos serviços públicos prestados à nossa comunidade. O SAC é uma das estruturas onde nós acolhemos aqueles que vivem em Aparecida ou que contribuem com a cidade. Por isso,    estamos buscando melhorar o atendimento às pessoas”, afirmou o prefeito.                                                                                                             

Secretário municipal da Fazenda, André Luis Rosa lembrou que o SAC foi criado essencialmente com serviços de natureza tributária, mas agregou novos serviços ao longo destes 16 anos. Entre esses serviços estão os da Secretaria de Defesa do Consumidor, da Regulação Urbana, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Casa do Empreendedor e, mais recentemente, do Sistema Municipal de Empregos (Sime).

André Rosa comentou que “essa descentralização do atendimento leva a Prefeitura de Aparecida para mais perto do contribuinte, do cidadão”. E acrescentou: “Nós vivemos das informações daquilo que a população nos traz. Com isso, conseguimos melhorar a qualidade das informações, prestar um serviço melhor e ter uma arrecadação mais eficiente    .

O Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Aparecida está presente em toda a cidade com as unidades SAC Centro, SAC Cidade Administrativa, SAC Parque Flamboyant, SAC Vila Brasília, SAC Cidade Livre, SAC Veiga Jardim e SAC Polo Empresarial, além das lojas do SAC instaladas no Vapt Vupt Garavelo, Vapt Vupt Buriti Shopping e Vapt Vupt Araguaia Shopping, em Goiânia.

Confira aqui os endereços das unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão: http://transparencia.aparecida.go.gov.br/portal-transparencia/p/services/gestaomunicipal/secretariaseorgaos/unidadessac/

O SAC faz atendimento online e presencial, via agendamento. Vânia Rezende, coordenadora de Atendimento ao Cidadão de Aparecida, conta que entre os serviços mais procurados estão os da Regulação Urbana (aprovação de projetos e construção) e negociação de débitos, por exemplo, do IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano. “O SAC é uma conquista muito grande para a administração porque acolhe os nossos contribuintes”, concluiu Vânia.


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