Goiânia, 15/08/22
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 18/02/2022

Governador Ronaldo Caiado inaugura novo Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater

Estrutura voltada para qualificação de agricultores familiares, técnicos e extensionistas conta com biblioteca com mais de 20 mil volumes, unidades didáticas e alojamento. Obra recebeu investimento de R$ 3,79 milhões do Governo de Goiás


Júnior Guimarães

Por Tribuna Livre

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quinta-feira (17/02), o novo Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em Goiânia. Para a reforma e ampliação do prédio, foram investidos R$ 3,79 milhões pela atual gestão. Os recursos são provenientes da antecipação de ativos remanescentes da liquidação da antiga Emater empresa. 

As obras para a reestruturação do local foram retomadas em novembro de 2020. O Centrer conta agora com unidades didáticas, alojamento e uma biblioteca, que reúne mais de 20 mil volumes, entre livros, revistas, folhetos, dicionários, teses, mapas e trabalhos apresentados em congressos. O espaço é voltado para qualificação de produtores rurais da agricultura familiar, técnicos e extensionistas.

 “O que estamos fazendo é facilitar a vida dos produtores. É importante que eles se conscientizem e façam os cursos como os oferecidos pela Emater, Senar e Sebrae. Os pequenos agricultores, se tiverem uma boa tecnologia, serão capazes de ter produtividade maior que a do grande produtor, porque estão cuidando diretamente daquele pequeno pedaço de chão”, disse o governador, que estava acompanhado da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a primeira-dama Gracinha Caiado.

A estrutura do Centrer dispõe ainda, de salas de aula, refeitório e área de convivência. Além disso, o local possui um pavilhão de alojamentos. São 32 apartamentos com três camas cada, totalizando 96 vagas para acomodar os participantes de cursos e oficinas intensivas. A estrutura de hotelaria também oferece dormitórios acessíveis, adaptados para pessoas com deficiência (PcD).


Tags: Governo de Goiás Ronaldo Caiado tecnologia Goiânia