Goiânia, 28/03/24
Tribuna Livre Goiás
BRASIL · 29/03/2022

Subvariante BA.2 pode provocar novo pico de casos de Covid no Brasil?

A atual onda de Covid-19 na Ásia e em parte da Europa colocou novamente o mundo em alerta sobre a possibilidade do coronavírus provocar novos picos em países onde a doença já está praticamente controlada.


Por TLG

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta quarta-feira (23/3), que a BA.2, subvariante da Ômicron, é responsável por 86% dos casos globais de Covid-19, segundo os dados de sequenciamento genômico disponíveis. Mais uma vez, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi enfático ao afirmar que a pandemia não acabou.Nos Estados Unidos, cerca de um em cada três casos de Covid-19 já são causados pela BA.2. No nordeste do país, incluindo os estados de Nova York, Nova Jersey e Massachusetts, a BA.2 representa mais da metade dos casos.

Especialistas em saúde  avaliam que é possível que a subvariante provoque uma nova onda de infecções também no Brasil, assim como ocorreu no início do ano com a variante inicial, a BA.1.                   

No entanto, desta vez, por conta do avanço da vacinação e das características da subvariante, os diagnósticos positivos não seriam capazes de pressionar o sistema público de saúde.

Sequenciamento genético

Dados de sequenciamento genômico do projeto Corona-ômica, que envolve laboratórios de todo o Brasil, mostram que ainda há uma baixa circulação da BA.2 no país.

Ribeiro acredita que muitos casos estejam sendo subnotificados devido ao baixo volume de amostras sequenciadas, um problema que já foi levantado pela OMS.

Na última semana, a entidade internacional afirmou que o número de casos notificados relacionados à Ômicron é apenas a ponta do iceberg de um problema muito maior velado pela falta de testagem.


Tags: