Goiânia, 15/08/22
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 19/04/2022

Governo entrega benefícios e leva cursos gratuitos a comunidades quilombolas de Monte Alegre

Moradores receberam cadeiras de rodas, fraldas descartáveis, filtros de barro para água, absorventes íntimos e brinquedos, entre outros donativos. A ação também ofereceu orientações às famílias do Tinguizal e região


Por Agência Brasil

Moradores receberam cadeiras de rodas, fraldas descartáveis, filtros de barro para água, absorventes íntimos e brinquedos, entre outros donativos. A ação também ofereceu orientações às famílias do Tinguizal e região com palestras sobre cooperativismo e realizou inscrições para cursos profissionalizantes_

 

O Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gabinete de Políticas Sociais (GPS), e das Secretarias da Retomada e de Cultura (Secult), entregou uma série de benefícios do programa Goiás Social, nesta terça-feira (19/04), às comunidades quilombola kalunga do Tinguizal e região, no município de Monte Alegre. 


Localizada a cerca de 600 quilômetros de Goiânia, a comunidade tem 474 famílias e recebeu mais de 800 donativos, entre cadeiras de rodas, andadores, bengalas, colchões especiais, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, enxovais para bebês, leites especiais, filtros de barro para água, brinquedos e absorventes íntimos, além do Mix do Bem, alimento de alto valor nutricional, que inclui arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados.

 

A presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, acompanhou a entrega de donativos e almoçou com os moradores. “Nós estamos juntos de vocês, trabalhando pelo sucesso de vocês, porque o sucesso da comunidade quilombola Kalunga do Tinguizal, é o sucesso do Estado. Contem sempre conosco, com os benefícios do Governo. Tudo isso é direito de vocês, inclusive o Mix do Bem, que é esse almoço maravilhoso de hoje”, afirmou Gracinha Caiado.


Moradora do Tinguizal, Raquel Dias Soares, 23 anos, recebeu fraldas descartáveis, leite especial e uma boneca para a filha, além do Mix do Bem e de absorventes íntimos. Para ela, o apoio do Estado é fundamental. “A verdade é que vivemos numa região que sempre foi abandonada, eu nunca tinha visto uma primeira-dama colocar os pés aqui, essa é a primeira vez. Nunca vamos nos esquecer disso, de todo o apoio que o governo tem nos dado”, contou Raquel.


Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, o objetivo da ação é estar presente em todos os cantos do Estado e ajudar quem mais precisa. “Nós queremos sempre estar perto, ajudando e fazendo sempre mais por vocês. Não se acanhem em nos procurar, a OVG e o Governo de Goiás existem para ajudá-los”.

 

Parceria Social*

A ação social na comunidade quilombola Tinguizal contou ainda com a presença de representante do Clube da Costura do Shopping Mega Moda, de Goiânia, que arrecadou e destinou 450 quilos de retalhos e itens de costura à região. De acordo com Rogelia Pinheiro, representante do Mega Moda, “a iniciativa contribui com a geração de renda de mulheres da comunidade que usam esse material na confecção de peças de artesanato, vestimentas típicas que fortalecem a identidade e resgatam a cultura da comunidade”.

 

Com o intuito de promover a capacitação dos moradores das comunidades, a Secretaria da Retomada ofereceu 10 opções de cursos profissionalizantes gratuitos, como Informática Básica; Empreendedorismo; Marketing Digital; Costura Industrial; Doces em Compota; Maquiagem e Serviços de Beleza. Cada curso terá carga horária de 40 horas e a aula inaugural de Corte e Costura foi realizada na própria comunidade, durante a ação do Goiás Social. 


O evento foi concluído com uma palestra sobre cooperativismo, com o objetivo de sensibilizar as costureiras da comunidade, que já atuam na confecção de peças originais, na constituição de uma cooperativa local. Em seguida, a estilista Naya Violeta, contratada pelo Sebrae, comandou uma roda de conversa com as mulheres do Coletivo Tuya Kalunga. “Tenho muito orgulho de ser a primeira mulher preta estilista a participar do São Paulo Fashion Week. Participando dessa ação, tenho certeza que incentivaremos outras mulheres dessa comunidade quilombola a seguirem o mesmo caminho”, destacou. 


Tags: OVG Benefício Goiânia Governo Primeira Dama de Goiás Gracinha Caiado