Goiânia, 26/06/22
Tribuna Livre Goiás
Goiás · 16/05/2022

Caiado recebe lideranças políticas das regiões Sudoeste e Sudeste de Goiás

Encontro realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, foi o 13º promovido pelo governador com o objetivo de prestar contas da gestão e aproximar o Governo de Goiás dos representantes da população nos municípios


Diálogo: Caiado e vereadores debatem soluções para os municípios do Sudoeste e Sudeste de Goiás

Por Tribuna Livre

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta segunda-feira (16/05), 142 vereadores de municípios das regiões Sudoeste e Sudeste do estado. Realizado à sombra das jaboticabeiras da área externa do Palácio das Esmeraldas, este foi o 13º encontro com membros do Legislativo municipal promovido pelo governador. “Já atendemos, com vocês, 2.217 vereadores e vereadoras. É um número significativo”, avaliou Caiado. 

“Com o 14º, o último, encerraremos com [a participação de] todos os vereadores”, acrescentou. Participaram comitivas de Água Limpa, Aporé, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Chapadão do Céu, Corumbaíba, Davinópolis, Ipameri, Jataí, Marzagão, Mineiros, Montividiu, Nova Aurora, Perolândia, Rio Quente, Rio Verde, Santa Rita do Araguaia, Serranópolis, Três Ranchos e Urutaí.

Além de fazer um balanço das ações de governo, o objetivo dos encontros é fortalecer o caráter municipalista da gestão, ouvindo demandas dos representantes locais. “Todos foram convidados por nós e cada município teve oportunidade de falar e apresentar suas reivindicações, bem como reconhecer o trabalho que temos feito em parceria no interior do Estado”, ponderou o chefe do Executivo goiano.

Caiado lembrou que, ao assumir a gestão, Goiás era o quarto pior estado do Brasil em termos de finanças públicas, juntamente com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e hoje resgatou sua capacidade de investimento: “Éramos bloqueados pelo Tesouro Nacional, sem crédito algum. Goiás hoje tem responsabilidade com investimentos e o dinheiro aplicado”, assegurou.

O governador também comentou sobre o sentimento de descrédito com políticos, que assolam não só os vereadores, como a própria população, provocado principalmente pelo grande número de obras abandonadas por governos anteriores. “A peça orçamentária de Goiás era mentirosa", afirmou. Caiado garantiu que, hoje, a situação é diferente. “Depois que tapamos o buraco da corrupção, em três anos, Goiás já está com um superávit de R$ 807 milhões e, no ano que vem, vamos a R$ 1,5 bilhão para continuarmos as obras. Aquilo que prometemos hoje, está no orçamento”, assegurou.

Depoimentos

Vereador em Aporé, Gilson Jesus de Souza afirmou que, pela primeira vez, os representantes do município não vêm a Goiânia para tratar das más condições das rodovias na região. “Sofremos quase 20 anos. Não tinha como escoar a produção. Agora o governador já autorizou, está lá o maquinário. Em nome da Câmara, quero agradecer”, acrescentou. 

“O agente político que está mais próximo das demandas  da população é o vereador. Encurtar a distância entre aqueles que têm o dever e o poder de decidir políticas públicas e esses agentes, sem dúvida alguma, é uma medida inteligente e necessária para que possamos melhorar a vida de nossa gente”, salientou Jair Humberto, presidente da Câmara de Catalão. 

Vereadora de Chapadão do Céu, Mirta Duarte compartilhou que a única escola do município, antes de placa e com teto caindo sobre os alunos, está em completa revitalização. “Vim transmitir as palavras da direção, que afirmam que a escola nunca foi tão bem assistida”, exaltou. Educação também foi o destaque da presidente da Câmara de Jataí, Marina Silveira: “Sou professora e tenho propriedade para falar. Quero reconhecer e enaltecer o que seu governo faz. Será seu maior legado”, pontuou. 

Também estiveram presentes os deputados federais Adriano do Baldy e Delegado Waldir; os estaduais Álvaro Guimarães, Amauri Ribeiro, Chico KGL, Francisco Oliveira, Rafael Gouveia e Virmondes Cruvinel, além de prefeitos e vice-prefeitos.


Tags: Benefício Goiânia Governo Goiás