Goiânia, 28/03/24
Tribuna Livre Goiás
GOIAS · 08/06/2022

“Tenho uma vida de luta no setor rural”, diz Caiado durante abertura da 47ª ExpoMorrinhos

Evento conta com exposição de animais e máquinas agrícolas, além de palestras e shows sertanejos. Expectativa é reunir 80 mil pessoas até 19 de junho


Lucas Diener

Na 47ª ExpoMorrinhos, Caiado estreita diálogo com entidades do agronegócio e produtores rurais

Por Tribuna Livre

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta segunda-feira (06/06), da abertura da 47ª Exposição Agropecuária de Morrinhos, a ExpoMorrinhos. O evento segue até 19 de junho com expectativa de atrair 80 mil pessoas. Durante a abertura, o governador visitou as instalações, conversou com produtores rurais e reafirmou suas raízes no campo.  “Eu já tenho uma vida de luta no setor rural”, afirmou ao reforçar que se dedica à área há 36 anos. 

“Nós temos investido fortemente em Morrinhos”, declarou Caiado sobre a destinação de recursos que contribuíram para melhorias na educação, saúde, apoio social e infraestrutura. “Fizemos o asfaltamento daqui até Rio Quente, ampliando os nossos acessos com a melhoria na nossa malha viária”, exemplificou ao lembrar a recuperação da rodovia GO-213. 

A ExpoMorrinhos é realizada pelo Sindicato Rural de Morrinhos, com apoio da Prefeitura Municipal, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO) e empresas do setor. Estão expostos cerca de 100 animais, incluindo gado das raças gir, girolando e jersey, bem como de máquinas agrícolas e veículos, com estandes das empresas concessionárias. 

Presidente do sindicato, Arthur Chiari disse que o evento é extremamente importante para o município. “Movimenta a nossa economia, todos os setores giram com a realização da ExpoMorrinhos”, avaliou. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tiago Mendonça reforçou a união em prol do setor. “Todas entidades do agronegócio do dentro do Estado de Goiás estão junto com esse Governo, fazendo com que a gente possa melhorar cada dia mais, transformando Goiás em um dos maiores produtores de grãos”.

Deputado Federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner celebrou o retorno dos eventos presenciais. “As exposições agropecuárias representam exatamente tudo isso que o agro faz por não só Morrinhos, mas que realiza também por Goiás e por todo o Brasil”, destacou. “Nós precisamos render as nossas homenagens a esses produtores rurais, ao homem e à mulher do campo. Pessoas que acordam cedo, trabalham dia e noite”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira.

A programação do evento começou no último domingo (05), com desfile de cavaleiros. Até 19 de junho, serão oferecidas palestras com temas diversos, como qualidade do leite, sustentabilidade da agricultura familiar, questão ambiental e mercado de commodities. Na agenda cultural, shows artísticos com várias duplas sertanejas, e ainda o tradicional rodeio. 

Participaram da programação os deputados federais Delegado Waldir, Célio Silveira e Adriano do Baldy; os deputados estaduais Francisco Oliveira, Thiago Albernaz e Amauri Ribeiro; o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo; presidente da Câmara Municipal de Morrinhos, Wellington Dias; presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turismo de Morrinhos (ACIM), Fernando José; Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Gilberto Marques Neto; diretor da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz; prefeitos, vereadores e diretoria do Sindicato Rural.






Tags: Benefício Goiânia Governo Goiás