Goiânia, 27/05/22
Tribuna Livre Goiás
GASTRONOMIA · 02/09/2019

Confira dicas para armazenar e conservar alimentos frescos por mais tempo

Para uma boa alimentação, é importante cuidar dos alimentos desde a compra até o momento em que é servido. O armazenamento é uma parte importante desse processo


Reprodução/Internet

Por Thyélen Lorruama

Para manter uma alimentação saudável não basta apenas seguir uma dieta balanceada, com alimentos naturais e variados, também é importante cuidar dos itens desde a compra até o momento em que é colocado no prato. O armazenamento é uma das partes mais importantes desse processo, pois durante o tempo em que se guarda os alimentos, é necessário conservar os nutrientes para, de fato, aproveitar todos os benefícios à saúde. 

O Tribuna Livre separou quatro dicas importantes que podem ajudar na hora de armazenar os alimentos da maneira correta e mantê-los frescos por muito mais tempo. Confira!

Frutas e verduras

É importante guardar as frutas, legumes e verduras separadamente para conservar as propriedades do sabor e da textura de cada um, além de aumentar a durabilidade. Deve-se lembrar que frutas como banana e abacate, que emitem etileno, têm processo de amadurecimento acelerado, então só guarde se esse for o objetivo.

Nem tudo precisa ser colocado na geladeira

A regrinha de que tudo que é guardado na geladeira dura mais não vale para todos os alimentos, pois alguns têm propriedades naturais que agem na conservação, como, por exemplo, maçã, pera, melão, banana, batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel e manjericão, que não precisam ser colocados na geladeira.

Leites e queijos

O leite merece armazenamento e cuidado especial. É necessário fechar a abertura na embalagem, pois é fonte de possíveis proliferações de bactérias. O leite do tipo longa vida (UHT) dura até três dias após aberto, se armazenado na geladeira. Os queijos também precisam de máxima refrigeração e devem ser armazenados em potes com tampa.

Ovos e pães 

Para armazenar pães, a melhor dica é em embrulhá-los em plástico filme ou papel-alumínio, que são embalagens que retém a umidade natural, evitando o ressecamento e endurecimento. Ah, e não é necessário colocar os pães na geladeira, pois estudos científicos mostram que isso pode envelhecer o alimento três vezes mais rápido que em temperatura ambiente. Já os ovos, mantenha-os na embalagem e guarde na geladeira, de preferência nas prateleiras do fundo. Não é recomendável deixar os ovos na porta.


Tags: alimentos frescos dicas cozinha boa alimentação