Goiânia, 26/06/22
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 04/09/2019

Avenidas movimentadas de Goiânia passam a ter corredores exclusivos para ônibus

Concorrência pública para projetos nas Avenidas 24 de Outubro e Independência já foi publicada no Diário Oficial do Município. Objetivo é deixar o trajeto mais ágil para o usuário do transporte coletivo


Reprodução/Internet

Por Thyélen Lorruama

As avenidas 24 de Outubro e Independência, em Goiânia, terão corredores exclusivos para ônibus. É o que prevê a concorrência pública, do tipo técnica e preço, publicada pela Prefeitura de Goiânia no Diário Oficial do Município. Além disso, as empresas ganhadoras também devem requalificar os corredores já existentes nas avenidas 85 e T-63. De acordo com cronograma, os processos serão abertos nos dias 7 e 8 de outubro.

O projeto dos corredores de ônibus integram o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, instituído em 2012 pelo Governo Federal, para melhorias na mobilidade urbana da capital. Os trechos preferencias visam destravar o tráfego de veículos e melhorar a fluidez do transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem e espera dos passageiros. Os recursos destinados às obras somam mais de R$ 2 milhões. 

As empresas vencedoras da concorrência pública serão responsáveis pelos projetos: geométrico, de drenagem, pavimentos, sinalização vertical, horizontal e semafórica, laços detectores e infraestrutura para a rede de monitoramento e informação e iluminação. Será feita nova sinalização horizontal, vertical e semafórica, além de novos pontos de ônibus. 

“Nesse primeiro momento, estamos licitando as empresas que farão os projetos dos corredores de ônibus que planejamos para Goiânia. Após esse processo, vamos definir a estratégia de construção, que deverá ser por trechos e licitar esses trechos separadamente para executar até o final da gestão”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos.



Tags: goiânia ônibus corredores mobilidade urbana