Goiânia, 05/12/21
Tribuna Livre Goiás
TURISMO · 02/09/2019

Chapada dos Veadeiros: um dos destinos mais incríveis do turismo goiano

Com um complexo de cachoeiras e paredões rochosos conhecidos mundo afora, a reserva natural é um refúgio de paz, mas também de muita aventura. Conheça!


Reprodução/I Love Trip

Por Thyélen Lorruama

A Chapada dos Veadeiros é um dos pontos turísticos mais bonitos e visitados de Goiás. Localizado entre Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, a reserva natural encanta os apaixonados pela natureza, oferece tranquilidade, mas também muitas aventuras aos turistas de todo o país. 

Além dos paredões rochosos, as cachoeiras da Chapada são famosas mundo afora, entre elas a Cachoeira Santa Bárbara, Catarata dos Couros, Cachoeiras Almécegas I e II, Cachoeira Poço Encantado, Cachoeira Carioquinhas, Cachoeira dos Cristais, além do Complexo de Cachoeiras do Macaquinho, Trilha dos Saltos do Rio Preto e Trilha dos Cânions, no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. 

O local está entre as dez regiões turísticas de Goiás, mapeadas pelo Ministério do Turismo, sendo elas: Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes. 

Opção culinária no caminho da Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso fica a 400 quilômetros de Goiânia e a 230 de Brasília. Saindo pela capital federal, o caminho é percorrido pela GO-118. Há quem acredite que o trajeto até o destino é a melhor parte da viagem, ainda mais se fizer uma pausa para um lanche tipicamente goiano. E temos uma ótima dica! 

Ao passar pelo povoado de São Gabriel, em Planaltina, no quilômetro 32 da rodovia está localizada a Pamonharia Vó Belmira. Um point de tradição e pratos cheios de amor. Lá, os turistas podem experimentar a verdadeira culinária da casa da vovó. 


O estabelecimento foi idealizado pela filha, genro e netos da Vó Belmira, que decidiram homenageá-la. Aos 97 anos, ela passou todos os segredinhos das receitas aos familiares. E ó, ela já provou e aprovou. Não dá pra resistir!


Tags: chapada dos veadeiros goiás turismo culinária vó belmira