Goiânia, 15/08/22
Tribuna Livre Goiás
ECONOMIA · 04/09/2019

Automóveis: Goiânia ganha posto gratuito de carregamento para carros elétricos

O local funciona das 8h às 20h, durante a semana e das 8h às 18h aos sábados e domingos, na Avenida Portugal, no Setor Oeste


Reprodução/Internet

Por Thyélen Lorruama

Usuários de carros híbridos e elétricos de Goiânia contam agora com um posto gratuito de carregamento. A chamada vaga verde começou a funcionar no fim de agosto e está localizada no estande da construtora Brasal Incorporações, autora da iniciativa, na Avenida Portugal esquina com Rua 12, no Setor Oeste.

Os interessados em recarregar o carro elétrico devem pedir liberação do carregador, que é universal, para a recepcionista, sem nenhum custo. O funcionamento será o mesmo disponível para a visitação do apartamento decorado, das 8h às 20h, durante a semana e das 8h às 18h aos sábados e domingos.

“Trata-se de uma gentileza urbana que estamos oferecendo para a comunidade e uma forma de incentivarmos essa tendência que traz ganhos para o meio ambiente”, destacou o diretor da filial da Brasal Incorporações em Goiânia, Thiago Galvão. 

Frota de carros híbridos e elétricos 

Segundo dados do Departamento de Trânsito no Estado (Detran-GO), em Goiás existem cerca de 350 veículos híbridos e elétricos. Um levantamento da consultoria global Accenture Strategy, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Energia, revela que o mercado brasileiro tem potencial para vender 150 mil carros elétricos por ano. O que representa cerca de 7% das vendas totais de automóveis em 2016, chegando a cinco milhões de veículos zero emissão até 2030. 

No ano passado, foram vendidos no país 3.296 carros híbridos e elétricos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A frota mundial passou de dois milhões de veículos em 2017, segundo o estudo da Accenture Strategy e da FGV Energia. A previsão é que chegue a 13 milhões até ano que vem e, em 2030, a 140 milhões, o equivalente a 10% da frota total de carros.



Tags: carros elétricos carregador gratuito goiânia setor oeste automóveis