Goiânia, 15/08/22
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 10/09/2019

OVG arrecada doações para gêmeas siamesas da Bahia que tratam em Goiânia; saiba como ajudar

Laura e Laís nasceram em Piraí do Norte, na Bahia, e vieram para o Hospital Materno Infantil, na capital goiana, onde farão tratamento por um ano, até a cirurgia de separação


Reprodução/iStockphoto

Por Thyélen Lorruama

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza uma campanha de arrecadação de leite especial e itens de higiene pessoal para as gêmeas siamesas Laura e Laís, que passam por acompanhamento no Hospital Materno Infantil (HMI). As bebês, que nasceram unidas pelo abdômen, são de Piraí do Norte, na Bahia, e chegaram em Goiânia no dia 16 de julho. 

De acordo com avaliação da equipe médica do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, as meninas devem passar por cirurgia de separação comente daqui um ano, quando elas tiverem mais peso e após passar por um processo de preparação; elas compartilham a bexiga e os intestinos grosso e delgado. Enquanto isso, as bebês e a família ficarão na capital goiana. 

Os itens arrecadados pela OVG são latas de leite Pregomin e itens de higiene pessoal. Conforme instrução médica, as gêmeas siamesas precisam ganhar peso e só podem se alimentar, por enquanto, com o leite especial. A fórmula é recomendada a crianças que têm alergia às proteínas dos leites da vaca e de soja.


Onde doar 

As bebês, juntamente com uma tia, estão hospedadas na Casa do Interior de Goiás (Cigo), uma unidade da OVG preparada especialmente para recebê-las.

A mãe das pequenas Laura e Laís, que tem outros dois filhos pequenos, teve problemas durante o parto, ficou internada por vários dias. Ela já saiu do hospital, mas continua na cidade baiana organizando a documentação das filhas. As meninas ainda não foram registradas.

Os itens doados devem ser entregues diretamente na Casa do Interior, localizada na Rua R-03, nº 120, no Setor Oeste, em Goiânia. os interessados em ajudar as bebês podem entrar em contato pelo telefone (62) 3201-9530. 


Tags: gêmeas siamesas goiânia doações leite especial ovg