Goiânia, 29/03/24
Tribuna Livre Goiás
SAÚDE · 14/09/2019

Jornalista Cleisla Garcia palestra sobre prevenção ao suicídio em Goiânia

Evento promovido pela Secretariada Saúde de Goiás (SES-GO), que integra a campanha Setembro Amarelo, ocorre às 15h no Hospital Geral de Goiânia. A entrada é gratuita!


Reprodução

A goiana Cleisla Garcia é jornalista e autora do livro 'SobreViver, Como ajudar jovens e adolescentes a sair do caminho do suicídio'

Por Thyélen Lorruama

A jornalista goiana e autora do livro 'SobreViver, Como ajudar jovens e adolescentes a sair do caminho do suicídio', Cleisla Garcia, volta a Goiânia para falar sobre suicídio juvenil. Em sua palestra, a jornalista vai apresentar números, o crescimento entre os jovens, os motivos, o papel da imprensa e o que, juntos, pais, escola e sociedade podem fazer para reverter esse quadro.

O evento, promovido pela Secretariada Saúde de Goiás (SES-GO), que integra a campanha Setembro Amarelo, ocorre às 15h no Hospital Geral de Goiânia (HGG), falando para jornalistas e estudantes de jornalismo sobre assuntos relacionados à saúde mental e suicídio na imprensa, sem sensacionalismo, alarmismo, ou reforço e estimulo a novos casos. A entrada é gratuita. 

O Setembro Amarelo, efetivado desde 2015, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Em Goiás, a campanha é desenvolvida pela SES-GO, pelas Secretarias Municipais de Saúde e por instituições e entidades da área da saúde.

"Sobre viver"

Goiana, formada pela Universidade Federal de Goiás, Cleisla Garcia também atuou como repórter no Diário da Manhã e na TV Anhanguera. Atualmente, integra a equipe de reportagens especiais da TV Record, em São Paulo. A jornalista é autora do livro “Sobre viver”, lançado em abril do ano passado. A obra foi idealizada quando Cleisla Garcia fez uma série de reportagens sob o tema “Suicídio - Alerta aos Jovens”, pela TV Record.

As estatísticas assustadoras sobre o problema, que revelam um aumento de 12% no número de suicídios entre os jovens brasileiros em pouco mais de uma década, e as entrevistas realizadas com parentes e amigos das vítimas, levaram a jornalista a refletir sobre o que é possível fazer para ajudar quem está pensando em tirar a própria vida.

Em “Sobre viver”, Cleisla Garcia aprofunda sua pesquisa e traz respostas para uma série de questões relativas ao suicídio, por meio de relatos de jovens que tentaram tirar a própria vida, familiares que buscam se reerguer após a perda trágica de um ente querido, médicos, psicólogos e voluntários que lutam pela prevenção ao suicídio – causa de morte que já ultrapassa o número de homicídios e mortes em conflitos armados no mundo.

Estatísticas

Assim como ocorre no Brasil e no mundo, em Goiás há um avanço considerável dos casos de suicídio. Registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (Sim) e da Coordenação de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), da SES-GO, revelam que em 2015 ocorreram 435 casos de suicídio em Goiás. Em 2016, o quantitativo passou para 481 e, em 2017, para 489. No ano passado, foram registrados 470 casos. As notificações também mostram que o maior número de suicídio ocorre nas pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 29 anos.

Serviço:
  • Palestra “Vamos falar sobre o suicídio”, com Cleisla Garcia
  • Data: sábado
  • Horário: 15 horas
  • Local: Auditório Dr. Luiz Rassi, do Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG)
  • Endereço: Avenida Anhanguera, número 6.479 , no setor Oeste

* Com informações da Assessoria de Imprensa e do Governo de Goiás


Tags: prevenção ao suicídio goiânia suicídio juvenil cleisla garcia