Goiânia, 19/01/22
Tribuna Livre Goiás
GASTRONOMIA · 15/09/2019

Veja quais alimentos refrescantes podem te ajudar a sobreviver nos dias de calor intenso

Para seu bem estar, opte por cardápios mais leves, muito líquido e frutas ricas em água. Confira nossas dicas!


Reprodução

Por Thyélen Lorruama

Nosso corpo pede cuidados especiais nos dias de calor intenso e baixa umidade relativa do ar. Além de cuidar da saúde, para prevenir e amenizar problemas como irritação na garganta, no nariz e nos olhos, alguns alimentos ajudam a dar uma aliviada no calorão.

Primeiramente, o ideal é manter-se sempre hidratado. Especialistas recomendam  comer saladas e beber dois litros de líquidos por dia entre água, água de coco, sucos de frutas ou chás gelados sem açúcar. Frutas como melancia, morango, melão, abacaxi, maçã, goiaba e banana também são indicadas, pois são ricas em água.

Neste período também deve-se evitar o consumo de alimentos açucarados, refrigerantes e bebidas alcoólicas porque eles desidratam o organismo, pois o álcool é um diurético e pode acelerar a perda de água pelo corpo nos dias mais quentes. Ah, os picolés de frutas são uma ótima opção para se refrescar! 

Evite também frituras. O consumo de saladas ajuda na homeostase térmica, que é o mecanismo biológico pelo qual o corpo mantém sua temperatura natural. Nas refeições como almoço e janta, frango, peixes e frutos do mar são os mais refrescantes, além de tubérculos e legumes como rabanete, tomate, nabo, couve-flor e cenoura. 

Para garantir seu bem estar, priorize cardápios como: saladas de todos os tipos, com molhos mais leves; pratos com carnes magras; massas com molhos de vegetais e ingredientes leves; vitaminas de frutas, vegetais, leite ou iogurte; frutas e sucos de frutas de todos os tipos; e legumes refogados ou crus. 




Tags: alimentos refrescantes calor dias quentes dicas