Goiânia, 19/01/22
Tribuna Livre Goiás
AGRONEGÓCIO · 19/09/2019

Agropecuária goiana cresce 6,1% no segundo semestre de 2019

A estimativa do PIB goiano para o segundo trimestre de 2019 é de crescimento de 2,4%, sendo crescimento de 6,1% da agropecuária, 2,0% da indústria e 1,7% dos serviços.


Reprodução

Por Núbia Ferreira

Agropecuária goiana cresceu 6,1% no segundo semestre de 2019, um aumento significante comparando com brasileira, que cresceu apenas 0,4%. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), Goiás também está em disparada em relação a estimativa brasileira. Goiás teve aumento de 2,4%, enquanto o Brasil registrou crescimento de 1,0% no 2º trimestre do ano. 

Estudo divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) da Secretaria da Economia, sobre as estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) goiano para o 2º trimestre e o acumulado no ano de 2019, aponta boa performance em comparação com os mesmos períodos do ano anterior, sobretudo no setor agropecuário. A estimativa do PIB goiano para o segundo trimestre de 2019 é de crescimento de 2,4%, sendo crescimento de 6,1% da agropecuária, 2,0% da indústria e 1,7% dos serviços.

Em comparação ao registro do PIB registrado no País, Goiás também aponta perspectivas mais positivas. O Brasil registrou uma taxa para o mesmo trimestre de 1,0%, sendo 0,4% para a agropecuária, 0,3% para a indústria e 1,2% para os serviços. No resultado acumulado no ano, a taxa estimada para Goiás é de 2,1% e para o Brasil 0,7%.

O resultado positivo da agropecuária se deve, principalmente, pela produção da lavoura temporária, onde o milho teve destaque no crescimento. Além do milho, a cana-de-açúcar também foi relevante no resultado no período analisado.

O estudo aponta, ainda, que as estimativas referentes à produção agrícola, obtidas no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), apontam crescimento no volume de produção de importantes culturas do estado na comparação com o ano anterior, principalmente, o milho, a cana de açúcar e o sorgo. A queda na produção da soja ocorreu devido ao período de estiagem ocorrido no mês de dezembro, prejudicando a produtividade da lavoura.


Tags: agropecuária crescimento goiás pib