Goiânia, 27/05/22
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 20/09/2019

Caiado nomeia Rafael Borges, procurador do Estado, como novo reitor da UEG

Reitor interino desde abril deste ano, Ivano Alessandro Devilla renunciou ao cargo nesta quinta-feira, 19 de setembro


Reprodução/Mantovani Fernandes

Por Thyélen Lorruama

O procurador do Estado Rafael Borges foi nomeado como novo reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O comunicado foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), nesta sexta-feira (20/09). Rafael assume o cargo "pelo período necessário à restituição da instituição a uma condição de normalidade."

Nesta quinta-feira (19/09), o reitor interino, Ivano Alessandro Devilla, publicou uma carta de renunciando ao cargo no qual ocupava a seis meses. Ele assumiu a gestão da universidade em abril deste ano, quando Haroldo Reimer pediu afastamento do cargo, em meio a uma investigação conduzida pela Controladoria Geral do Estado (CGE), que apurava irregularidades.

Em nota oficial, o Governo de Goiás comunicou ainda que "assim que possível, serão realizadas eleições, com a Universidade saneada e pronta para servir a Goiás na plenitude das suas capacidades."

Leia abaixo um trecho da nota oficial:

"Ao assumir a gestão da UEG, o Governo de Goiás assegura à sociedade e à comunidade acadêmica que: nenhuma sala de aula será fechada; haverá vestibular em 2019; os alunos terão assegurado seu direito à formatura e à continuidade da vida escolar. O trabalho de reestruturação da gestão da UEG será conduzido com total transparência e a máxima responsabilidade, de modo a garantir a sua reconstrução.

A UEG tem como destino a excelência e a responsabilidade com o ensino, pesquisa e extensão, e como centro formador de profissionais qualificados é fundamental ao pleno desenvolvimento de Goiás e do Brasil e ao enfrentamento das desigualdades regionais. Assim que possível, serão realizadas eleições, com a Universidade saneada e pronta para servir a Goiás na plenitude das suas capacidades."

Novo reitor da UEG

Rafael Gonçalves Santana Borges é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Assumiu o cargo de Procurador do Estado aos 24 anos.

Recentemente, destacou-se, na carreira, ao conduzir e sanear, juridicamente, a crise instalada no Hospital de Urgências após abandono repentino de sua gestão por uma Organização Social com suspeitas de fraude, em outubro de 2018.

Atua desde o começo do ano no cargo de Procurador Setorial da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, à qual a UFG  é vinculada, e nessa condição vem acompanhando a crise instalada na Universidade Estadual de Goiás há mais de seis meses.


Tags: UEG novo reitor nomeação procurador do estado governo de goiás