Goiânia, 19/01/22
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 23/09/2019

Governo de Goiás abre mais três barragens na Bacia do Rio Meia Ponte

Cerca de 70 represas estão de prontidão para evitar desabastecimento em Goiânia e região metropolitana até volta do período chuvoso


Divulgação

Por Redação Tribuna Livre

Foram abertas durante o fim de semana, pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), mais três barragens para reequilibrar a vazão do Rio Meia Ponte, que apresentou tendência de queda no volume. “A gestão da crise é no dia a dia”, diz a secretária Andréa Vulcanis.

Os barramentos liberados ficam em Santo Antônio de Goiás, Inhumas e Goiânia. Ao todo, cinco represas já foram utilizadas para aumentar a vazão do Meia Ponte nas últimas duas semanas. O Governo do Estado, por meio da Semad, mapeou 70 espelhos d’água e mantém diálogo com os proprietários para o escoamento em caso de emergência.

A vazão vinha se mantendo em uma média acima de 2 mil litros por segundo, mas caiu no último sábado (21/09) para 1.828 l/s; no domingo (22/09) o nível registrou 1.875 l/s.

A Saneago e a Semaed colheu os dados  no final de semana e atribuiu a queda às altas temperaturas. Com isso, as pessoas ficam a maior parte do tempo em casa e acabam por demandar mais água dos sistemas de abastecimento.


Tags: Semad Governo de Goiás vazão Rio Meia Ponte novos barramentos