Goiânia, 05/12/21
Tribuna Livre Goiás
SHOWS & EVENTOS · 24/06/2019

Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia vai até 30 de setembro; confira programação

Esta é a 9ª edição do Festcine. A entrada para o evento é gratuita.


Divulgação/Filme Congo é Terno

Por Juliana Nogueira

A 9ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (Festcine) começou nesta segunda-feira (23) e vai até a próxima segunda (30), no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.

A entrada para o evento é gratuita. Neste ano são 22 filmes dedicados à produção cinematográfica goiana. Destes 22, 10 são longa metragens (quatro de ficção, quatro documentários e duas animações) e 12 são curtas (quatro de ficção, quatro documentários e quatro animações). Todos os filmes escolhidos recebem troféu no final do evento, visto que a intenção é promover a arte e participação e não a competição. 

Nesta segunda, a única produção nacional abriu o evento. O longa "Encantados" conta a história de Zeneida, uma adolescente irreverente e luminosa que tem a vida transformada quando é desafiada e luta para sobreviver. No elenco, artistas como Letícia Sabatella, José Mayer, Dira Paes e Thiago Martins. 

Durante a semana, produções goianas premiadas como A piscina de Caíque (2017) e A Viagem de Ícaro (2018) abrilhantam o festival.

Sobre o Festcine

O Festcine é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. O evento acontece desde 2005. Entre mostras competitivas e paralelas, mais de 500 produções já foram exibidas. Destas, 89 longas metragens brasileiros, 121 curtas goianos de ficção, documentário e animação, 247 vídeos universitários e 125 vídeos caseiros.

Confira a programação completa deste ano:
  • 24 DE SETEMBRO – NOITE  ÂNGELO LIMA

19:30 – Homenagem – Lançamento de filmes

1 - Curta - Documentário: Sagrado

Duração: 25 min
Sinopse: Sagrado é um filme sobre o recebimento do Sagrado no Candomblé de Ya Sinhá. Realizado durante uma sessão de Candomblé o filme narra um pouco dessa trajetória dela.


2- Média - Documentário: Congo É Terno

Duração: 60 min
Sinopse: As Congadas durante a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Na cidade de Catalão-GO, onde o sincretismo faz a riqueza cultural e religiosa da festa se tornar ímpar em emoção, devoção e fé se tornando uma das maiores manifestações popular no Brasil.

  • 25 DE SETEMBRO 

* 1ª Sessão – 19h30

1-  Curta – animação: Sontoku

Duração: 17 min 11 seg
Sinopse: Um homem passa a reviver as lembranças de sua infância e juventude por meio de suas anotações. Desde a perda dos pais, passou duras provações e dificuldades financeiras até alcançar a prosperidade, momentos antes de iniciar sua jornada em prol da estruturação de um país. História baseada em fatos reais.

2- Longa - Ficção: Sem retorno 

Duração: 1:30 min
Sinopse: Pedro, um vendedor de aspiradores de pó, tenta desesperadamente pagar suas contas através da venda do produto. Consegue uma oportunidade através de um amigo e sai em busca de sucesso financeiro.

* 2ª Sessão – 21h30

1- Curta - Documentário: Novos Goianos

Duração: 23 min
Sinopse: Um recorte da efervescente cena musical independente da cidade de Goiânia com participação das bandas Boogarins, Carne Doce e do cantor Diego Mascate.

 2- Longa – Documentário: Taego Ãwa

Duração: 75 min
Sinopse: 05 fitas VHS encontradas no armário de uma faculdade disparam o desejo desse filme. Anos depois, munidos de mais registros, vamos ao encontro dos Ãwa na Ilha do Bananal. Levamos conosco a memória do desterro ao qual foi exposto o povo Tupi que mais resistiu à colonização no Brasil Central. As imagens foram vistas, sentidas e mais imagens surgiram desse encontro em meio à luta por Taego Ãwa.

  • 26 DE SETEMBRO 
* 1ª Sessão – 19h30

1- Curta - Animação: O explorador de Saturno

Duração: 7 min
Sinopse: Um viajante ao se deparar com as suas angústias e frustrações, decide deixar o deserto onde habita para embarcar em uma viagem a Saturno. Em busca de compreender o sentido de sua vida, ele atravessa dimensões cósmicas para enfrentar os seus próprios fantasmas e alcançar uma luz pessoal para o domínio de seu universo único.

 2- Longa – Documentário: Parque Oeste

Duração: 70 min
Sinopse: Depois de ser vítima de violência do Estado, em Goiânia, Brasil, uma mulher reconstrói sua vida, transformando seu luto em luta.

* 2ª Sessão: 21h30

1 - Curta – Documentário:Além dos muros

Duração: 16 min e 42 seg
Sinopse: Em Goiás, no final 2015, o projeto do governo de transferir a gestão das escolas públicas para as chamadas O.Ss., levaram centenas de estudantes a ocuparem 27 escolas durante 4 meses. MARIANA foi uma delas.

2- Longa  – Ficção: Dias vazios

Duração: 104 min
Sinopse: Jean e Fabiana são um casal de namorados que cursam o último ano do ensino médio em uma pequena cidade do interior e vive um dilema: deixar a cidade em rumo ao um novo destino ou ficar e continuar a história de seus pais. Jean resolve pôr um fim a própria vida e Fabiana desaparece. Dois anos depois, Daniel e Alanis, um outro casal de jovens namorados, procuram entender o motivo do suicídio de Jean e qual foi o destino de Fabiana. Para eles essa busca se transforma numa chance de reinventar suas vidas.

  • 27 DE SETEMBRO 

* 1ª Sessão – 19h30

1 - Curta – Documentário: A viagem de Ícaro

Duração: 19 min
Sinopse: Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho a única alternativa é construir suas próprias asas.

2 - Longa – Documentário: Eli Camargo Água da Fonte

Duração: 78 min

Sinopse: Documentário sobre a vida e obra de Ely Camargo, cantora e folclorista goiana, que viajou por todo o Brasil e América Latina pesquisando a música de raiz, cantada pelo povo.

* 2ª Sessão: 21h30

1 - Curta -Ficção: A piscina de Caíque

Duração: 15 min

Sinopse:  Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

2 - Longa – Ficção: Hotel Mundial

Duração: 75 min

Sinopse: Sofia, uma jovem cantora argentina, volta para sua cidade, Buenos Aires, e precisa encontrar um apartamento para morar. Ela se instala em um hotel para esperar pela chegada de Antônio, seu namorado brasileiro com quem vive uma relação à distância há algum tempo. Quando ele finalmente chega, entretanto, a proximidade física entre os dois gradualmente cria uma distância sentimental.

  • 28 DE SETEMBRO 

* 1ª Sessão – 19h30

1 - Curta – Animação: A noiva do coelhinho

Duração: 12 min

Sinopse: Maria José tem muito medo do Coelho sinistro que visita a sua horta. A mãe insiste que ela deve enfrentá-lo. Adaptação lisérgica do conto homônimo dos Irmãos Grimm, o curta fala sobre violência doméstica, abuso infantil e cárcere privado.

2 - A última encruzilhada na Terra

Duração: 19 min

Sinopse:Um jovem músico lutando pela sua carreira se vê diante de um grande dilema: apostar no amor ou vender sua alma?

3 - Longa – Ficção: As duas Irenes

Duração: 89 min

Sinopse: Uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene. Agora, a filha do meio se sente num lugar de rejeição e começa a tentar descobrir quem ela é e quem quer ser. Ela começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto é feito também de segredos e mentiras. Selecionado para o Festival de Berlim de 2017 e ganhador de 4 Kikitos em Gramado.

* 2ª Sessão: 21h30

1 - Ficção: Um Conto de Réis

Duração: 21: 35

Sinopse: Final do século XIX momento entre a transição do Império para a República, o Brasil vive um período turbulento de ausência do Estado. Meio a isso, uma pequena e simples família isolada em uma fazenda no interior de Goiás, luta contra grileiros da oligarquia local que promovem terror e violência com a certeza da impunidade.

2 - Curta Documentário: Sr. Raposo

Duração: 22 min

Sinopse: Em 1995, Acácio teve um sonho, ele andava de mãos dadas com um homem e uma mulher por um campo todo verde.

3 - Longa – Documentário: Mr. Leather

Duração: 84 min

Sinopse: A segunda edição do concurso Mr. Leather Brasil está sendo disputada por Dom PC, Kake, Deh Leather, Maoriguy. O vencedor vai receber a faixa pelas mãos de Dom Barbudo, o primeiro Mr. Leather do país, e terá como tarefa divulgar a cultura do couro durante o próximo ano. O concurso está mexendo com os ânimos da comunidade fetichista gay de São Paulo.

  • 29 DE SETEMBRO 

* 1ª Sessão – 19h30

1 - Curta – Documentário: Marias

Duração: 15 min

Sinopse: O Brasil ainda é uma colônia de exploração governada por escravocratas. Hoje é mais um dia de trabalho em que as Marias sonham com a liberdade, mas perdem a infância.

2 - Longa Documentário: Não Tem Arrego

Duração: 70 min

Sinopse: Em 2015 é anunciado em Goiás que cerca de 300 escolas públicas estaduais passariam para a gestão de entidades privadas, as chamadas Organizações Sociais. O projeto, no entanto, é pego de surpresa por um levante secundarista, que explode em todo o estado. Manifestações de rua, ocupações de escolas, repressão policial, perseguições políticas, prisões e até sangue. Estava travada a batalha: de um lado, o Estado, de outro, estudantes, educadores e apoiadores. O primeiro veio quente, o segundo já estava fervendo.

* 2ª Sessão: 21h30

1 - Curta de Ficção: O Embrolho

Duração: 15 min

Sinopse: Miranda é um homem de valores morais tradicionais, fielmente casado com Dona Odete há décadas. Sua fidelidade é colocada à prova quando seu amigo Gerson lhe oferece uma pílula milagrosa.

2 - Longa de Ficção: Comeback

Duração: 15 min

Sinopse: Amador é um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo. Solitário e amargurado, coleciona em um álbum os recortes de jornal de seus crimes antigos. Após várias humilhações, ele vai reagir com violência à hostilidade do mundo que o cerca enquanto tenta voltar à ativa.

  • 30 DE SETEMBRO 

Encerramento: 19h30

Homenagens Úrsula Ramos e Juliana Corso

ENTREGA DE TROFÉUS E DEBATES DOS FILMES



Tags: Festcine; programação; arte e cultura; gratuito; 9ª edição;