Goiânia, 19/04/24
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 22/10/2019

Em um ano, número de pontos críticos nas rodovias do país teve aumento de 75,6%

Somente em 2019, foram identificados 797 pontos críticos na malha rodoviária pavimentada brasileira


Reprodução/Tribuna do Interior

Por Thyélen Lorruama

De 2018 a 2019, o número de pontos críticos nas rodovias que cortam o país aumentou em 75,6%, de acordo com o levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Segundo a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (22/10), foram avaliados mais de 108 mil quilômetros da malha rodoviária pavimentada brasileira.

Somente este ano, foram identificados 797 pontos críticos nas rodovias brasileiras. Do total, 130 são erosões na pista, 26 quedas de barreira, duas pontes caídas e 639 trechos com buracos grandes. Em 2018, o percentual foi 57%. Também está pior a situação do pavimento (52,4% com problema), da sinalização (48,1%) e da geometria da via (76,3%).


O estudo apontou ainda que 59,0% da malha rodoviária pavimentada apresentam algum tipo de problema, motivo pelo qual foi considerada regular, ruim ou péssima. Apenas 41,0% da malha são consideradas ótimas ou boas, conforme o levantamento.

Quanto a sinalização, a CNT revelou que em 48,1% da extensão das rodovias ela foi considerada regular, ruim ou péssima; e em 51,9% foi considerada ótima ou boa. Em 41,7% dos trechos com curvas perigosas, que foram estudados, não há acostamento.

As más condições das rodovias impactam diretamente nos custos do transporte. De acordo com a pesquisa, as inadequações do pavimento resultaram em uma elevação do custo operacional do transporte em torno de 28,5%. Para “ações emergenciais de manutenção e reconstrução” das pistas, o estudo mostra que serão necessários investimentos de R$ 38,6 bilhões. 


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