Goiânia, 19/01/22
Tribuna Livre Goiás
SHOWS & EVENTOS · 24/10/2019

Hackathon: Goiânia recebe maior maratona gratuita de empreendedorismo digital para crianças e adolescentes

Nesta edição, crianças e adolescentes serão estimulados a pensarem em soluções criativas sobre o tema proposto “Games da Educação”


Reprodução/Internet

Por Redação Tribuna Livre

Goiânia recebe pela segunda vez o Hackathon Happy Code, no Shopping Bougainville, nos dias 9 e 10 de novembro, das 14h às 19h. Trata-se de uma maratona de empreendedorismo digital na qual crianças e adolescentes serão estimulados a pensar soluções criativas sobre o tema proposto e idealizar uma startup. 

Organizado pela Happy Code Goiânia, o evento está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro e podem ser feitas pelo link http://cursos.happycodeschool.com/hackathon, de forma gratuita. Crianças de 6 a 9 anos e adolescentes de 10 a 14 anos podem ser inscritos. Uma banca examinadora avaliará cada projeto e elegerá os melhores.

De acordo com o diretor da unidade, Nelson Marques, o objetivo é incentivar o espírito empreendedor dos participantes. “Os participantes vão receber o apoio de mentores para criar a sua startup e idealizar, em equipe, um jogo ou um aplicativo para solucionar um problema real”, explica. 

Nelson destaca também que os participantes não irão desenvolver o aspecto técnico do projeto. “Por isso, não precisam ter conhecimento prévio de computação ou programação e nem mesmo ser aluno da Happy Code”, diz. 

A expectativa é que maratona reúna em todo Brasil, Portugal e Angola, países onde a marca está presente, três mil participantes. Nesta edição, o tema proposto é “Games na Educação”.

“A gamificação hoje é uma realidade cada vez mais presente nas salas de aula. Queremos estimular crianças e jovens a pensarem em soluções que ajudarão na própria aprendizagem, preparando-os para o uso da tecnologia de maneira segura”, diz o diretor da Happy Code Goiânia, Nelson Marques.

A última edição, realizada em junho passado, trouxe um desafio do youtuber Marco Túlio, do canal Authentic Games, para o desenvolvimento de um aplicativo de conscientização sobre segurança na internet. A Happy Code Goiânia ficou em 1 primeiro lugar na Região Centro-Oeste e em sexto lugar no ranking nacional. 

De acordo com a diretora pedagógica da escola, Sabrina Lemos, essa é a principal missão da Happy Code, levar aprendizado digital, desenvolvimento do empreendedorismo e das habilidades do século 21, “como flexibilidade, raciocínio lógico, empatia, adaptabilidade e responsabilidade”. 

O que é o Hackathon?

O Hackathon é uma maratona de programação digital na qual crianças e adolescentes são estimulados a pensar soluções criativas sobre o tema proposto. Eles contam com o apoio de instrutores que ajudam a organizar as ideias do grupo, depois apresentam os projetos para uma banca julgadora.

Premiação 

Os grupos participantes do 3º Hackathon Internacional Infanto-Juvenil Happy Code concorrerão aos seguintes prêmios:

  • 1º lugar: Xbox One S 1TB
  • 2º lugar: Samsung Galaxy Tab
  • 3º lugar: Headset Gamer Razer

Tags: