Goiânia, 05/12/21
Tribuna Livre Goiás
GASTRONOMIA · 27/10/2019

Aquele bolo de banana fácil e saudável que você queria

Você vai terminar de ler esse texto e correr para preparar essa receita


Reprodução

Por Saúde Brasil

As frutas são alimentos importantes para a nossa saúde, sendo fontes de nutrientes essenciais ao organismo. Essas características nutricionais beneficiam o funcionamento intestinal, devido ao teor de fibras, e no equilíbrio das funções vitais do corpo, além de auxiliar na prevenção de doenças crônicas.

A boa notícia é que uma delas provavelmente está na sua cozinha agora, cheia de vitaminas e minerais, pronta para ser consumida in natura ou numa receita simples como você vai conferir em instantes: a banana.

Como já dizia a marchinha de carnaval: yes, nós temos banana! Para a nossa sorte, essa fruta tão democrática, prática e cheia de nutrientes é super popular aqui no Brasil, sendo um alimento altamente consumido pelos brasileiros.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, o primeiro passo para cultivar uma alimentação saudável e adequada é basear a dieta em alimentos predominantemente de origem vegetal, in natura ou minimamente processados. O que significa a inclusão de frutas nessa lista, especialmente a banana.

Ela é rica em carboidratos e potássio. Contém vitamina A, C, as do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, zinco e sódio, conforme ensina outro livro do Ministério da Saúde, Na cozinha com as frutas, legumes e verduras. De acordo com a especialista ouvida pelo Blog da Saúde, a banana é considerada a melhor fruta para quem pratica atividade física.

Para esportistas, crianças e amantes da culinária

A banana é uma fonte de energia, pois seus carboidratos são absorvidos rapidamente pelo organismo. O potássio também evita a fadiga e a câimbra muscular, enquanto que as vitaminas do complexo B são responsáveis pela renovação celular e dos músculos. Por esse motivo é tão consumida pelos atletas.

Além disso, ela auxilia a regularizar o sistema nervoso e o aparelho digestivo, sendo inclusive recomendada às crianças e para auxiliar no tratamento de diarreia. Sem contar que a banana é uma fruta perfeita: é de fácil transporte e armazenamento, pode ser encontrada o ano inteiro, tem um dos preços mais em conta na feira e é versátil na cozinha, sendo útil tanto verde quanto madura.

Por falar nisso, as bananas-verdes podem ser usadas na produção de farinha e da biomassa, que serve como base para diversas receitas. Já quando estão maduras, as bananas vão do prato principal a sobremesa. Elas podem ser consumidas in natura, usadas em preparações doces e salgadas, cozidas, fritas ou assadas no estilo “chips”. E quer algo mais brasileiro que incluir a banana no famoso arroz e feijão?

E para acompanhar aquele cafezinho do fim do dia, vamos sugerir uma receita fácil e saudável de bolo de banana. Anota aí:

Bolo de Banana e Aveia

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 bananas-nanicas bem maduras
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de aveia em flocos médios
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento químico

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos e a manteiga, acrescente o açúcar e bata um pouco mais. Acrescente as bananas e bata novamente. Por fim, adicione a farinha e a aveia no liquidificador e bata pela última vez. Passe a mistura do liquidificador para uma tigela e, mexendo com uma colher, acrescente a canela e o fermento químico, nessa ordem. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno, em temperatura média de 180°, por aproximadamente 40 minutos.

Rendimento: 16 porções.

Dica: Adicione ameixa seca, uvas passas ou maçã, sem semente, picadas na massa antes de levar ao forno e enriqueça o sabor do seu bolo!


Tags: receita bolo de banana alimentação saudável Saúde Brasil