Goiânia, 16/04/24
Tribuna Livre Goiás
DENYS DE FREITAS · 31/10/2019

Magia em campo

Neste Hallowen, falemos de magia: Magia, de verdade, é fazer com que as pessoas amem o esporte que você pratica, sem que as conheça.


Reprodução

Por Denys de Freitas

Neste Halloween, falemos de magia. O apelido de “Bruxo” não foi conferido a Ronaldinho Gaúcho por capricho. O homem era absolutamente diferente. Encantador (você diria não ao homem da foto?), um show, alguém que jogava e fazia valer a pena o preço pago no ingresso, mesmo para a torcida adversária. Um exemplo é a torcida do Real Madrid, aplaudindo de pé o jogador do seu maior rival, em sua casa, após um vexatório 3x0.

Nascido em 1980, Ronaldo de Assis Moreira, estreou no profissional do Grêmio em 1998, pela Taça Libertadores da América. Seu talento, absolutamente acima do comum, chamou atenção e, no ano seguinte, Ronaldinho já conquistou uma Copa América com a Seleção Brasileira. Em sua carreira, o Bruxo venceu praticamente todas as competições importantes e prêmios individuais existentes: Copa do Mundo (2002), Champions League (2006), Libertadores (2013), Melhor do Mundo da FIFA (2004 e 2005) e Ballon d’Or (2005). 

Continuamos acerca de magia: Magia, de verdade, é fazer com que as pessoas amem o esporte que você pratica, sem que as conheça. É fazer um garoto de 8 anos – que até então não gostava de futebol e estava bem chateado por ter sido acordado de madrugada pelos pais para ver uma partida de futebol – começar, repentinamente, após uma cobrança magistral de falta a acompanhar cada informação do esporte, cada notícia, tudo sobre futebol.

Foi na madrugada de 21 de junho de 2002, data do aniversário de quem escreve este texto, aliás. O Brasil enfrentava a duríssima Inglaterra e, após sair atrás no placar, buscou o empate em jogada iniciada pelo Bruxo. Foi no empate que as crianças acordaram. Pais enlouquecidos gritavam para celebrar o começo da reação da Seleção Brasileira. Magia foi transformar o humor de uma criança, que maravilhada assistia a Seleção pela televisão. Aquela bola que entrou direto no gol de Seaman, brilhou nos olhos de quem assistia ao jogo e fez nascer milhões de brasileiros torcedores da amarelinha. Obrigado Ronaldinho Gaúcho!


Tags: Bruxo Ronaldinho Gaúcho futebol

Leia também