Goiânia, 05/12/21
Tribuna Livre Goiás
GASTRONOMIA · 18/12/2019

Alimente-se bem durante as festas de fim de ano

O mês de dezembro é marcado por confraternizações de fim de ano do trabalho, festas natalinas com a família e a grande comemoração virada do ano com os amigos. Diante de tantas oportunidades para extrapolar na comida, é preciso ficar alerta para evitar os excessos nessas situações


reprodução/shutterstock

Por Saúde Brasil

A farta oferta de alimentos diferentes estimula o consumo desregrado e muitas pessoas acabam também se esquecendo da alimentação adequada que deve ser praticada todos os dias para manter o organismo saudável.

"É muito importante participar, não se privar. Mas o melhor é ter uma postura de degustação. Normalmente, a variedade é muito grande e o ideal é comer pequenas porções daquilo que é de sua preferência. Defina prioridades, ou seja, se você gosta mais de doce, não exagere na parte salgada", ensina a nutricionista Luciane Felix.

Como a abundância de alimentos festivos costuma se estender até o primeiro dia de janeiro, é fundamental não se esquecer da alimentação adequada.

"A alimentação saudável deve ser praticada nessa época do ano. Frutas, legumes e verduras são alimentos que proporcionam um bom funcionamento do organismo como um todo e, especificamente neste caso, do fígado, já que há ali uma sobrecarga de produtos mais gordurosos e, para algumas pessoas, o consumo de bebida alcoólica", explica a nutricionista.

"Então, se há uma chance de ter durante o dia refeições com esses bioativos (substâncias presentes em verduras, legumes e frutas que favorecem a nossa saúde e contribuem para o bom funcionamento dos órgãos), não deixe de lado", recomenda.

O alerta vem, também, da nutricionista Silvia Moriyama. "Muitas pessoas não fazem as refeições normais nos dias de festa. O ideal é manter a rotina e até mesmo fazer um lanche saudável antes de sair, para evitar os excessos e ser mais seletivo", explica Silvia. 


Tags: festas de fim de ano alimentação saudável dicas Saúde Brasil