Goiânia, 05/12/21
Tribuna Livre Goiás
GASTRONOMIA · 27/12/2019

Como aliar consumo de álcool e dieta nas festas de fim de ano

Nutrólogo, especialista em emagrecimento saudável, Ribamar Cruz, dá dicas de opções de bebidas alcoólicas menos calóricas


Reprodução/Internet

Por Redação Tribuna Livre

Passado o Natal, agora os preparativos são para o Ano Novo. E se a data natalina é sinônimo de comilança, muita gente aproveita o Réveillon para viajar ou se divertir em festas com amigos. E claro, tudo isso sempre é regado a muito álcool. 

Mas como passar por esse período sem colocar tudo que foi conquistado ao longo do ano a perder? Para o nutrólogo, especialista em emagrecimento saudável, Ribamar Cruz, o ideal era seguir o plano alimentar, mas caso a pessoa não consiga abrir mão, o indicado é optar pelos destilados. "Porque apesar de ter uma maior concentração de álcool, você acaba se hidratando mais. Então existe essa compensação", fala. 

Muita gente fica na dúvida se há bebidas alcoólicas menos calóricas que outras. De acordo com Ribamar Cruz, se houver a chance de escolher entre vinho ou cerveja, a primeira opção é mais indicada. "Tanto por causa do volume, porque você acaba bebendo menos..Já a cerveja por ser diurética, você acaba ingerindo mais", explica. 

Outra dica importante do nutrólogo é manter a hidratação em dia. "Intercale sempre com água de preferência ou sucos com bastante gelo. É importante ficar em alerta também com os coquetéis, pois geralmente são preparados com açúcar, leite condensado, licor e álcool. Uma opção é apostar na versão light, preparada com adoçante. Mesmo assim, busque não exagerar, afinal o álcool pode fornecer 7 calorias por grama", destacou o médico. 

E para evitar a ressaca no outro dia e algum tipo de vexame, a dica de Ribamar Cruz é clichê, mas muito importante: beba com moderação. 


Tags: consumo de álcool dieta festas de fim de ano gastronomia