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Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 07/05/2020

Governo de Goiás cria estratégias para levar conteúdo aos estudantes durante pandemia da Covid-19

Aulas em TV aberta, de forma on-line, entrega de material impresso e portal de conteúdo são ferramentas para a aprendizagem em tempos de pandemia


(Foto: Reprodução)

Por Governo de Goiás

Para garantir que todos os alunos da rede pública estadual tenham acesso aos conteúdos didáticos elaborados neste período de aulas não presenciais, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, conta com um novo e importante recurso a partir desta semana. São as transmissões, ao vivo, de videoaulas pela TV Brasil Central (TBC) e pelas rádios Brasil Central (AM 1270) e RBC FM (90,1). As aulas são exibidas diariamente, de segunda a sexta-feira. Na parte da manhã, das 10 às 10h30, são trabalhados os conteúdos do Ensino Médio; e no período vespertino, das 15 às 15h30, do Ensino Fundamental.

A iniciativa faz parte do programa Seduc em Ação e busca ampliar as formas de acesso dos estudantes às aulas não presenciais, já que nem todos eles têm acesso à internet. Os conteúdos abordados nas aulas integram seis componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Inglês e Ciências. Todo o material ainda pode ser visto e revisto pelos alunos no Youtube.

Leque de possibilidades
As primeiras aulas foram transmitidas na segunda-feira, 4, e um dos participantes foi o professor Pedro Ivo Jorge de Faria. Ele considera que a iniciativa amplia o leque de possibilidades para que os alunos tenham acesso aos materiais de estudo e também democratiza o conhecimento. “É uma ação extremamente representativa para a Seduc, dentro da proposta das aulas não presenciais. E isso nos permite construir novos caminhos para a educação”, destaca Pedro.

Coordenador da área de Ciências Humanas da BNCC do Ensino Médio, Pedro Ivo abordará em suas videoaulas conteúdos relacionados ao segundo bimestre do componente disciplinar de História para o Ensino Médio. Alunos do primeiro ano terão acesso ao material das Idades Antiga e Média. O segundo ano verá um pouco de História do Brasil e Idade Moderna; e do terceiro ano conhecerão mais sobre História Contemporânea mundial e brasileira. “Optei por enfocar esses temas porque eles costumam ser muito exigidos nas provas do Enem e, assim, ampliamos as chances de nossos alunos se saírem bem”, explica.

Desafio aos educadores
Fagner Brandão foi outro professor que também participou do programa de estreia das videoaulas. Ele frisa que a experiência tem sido um grande desafio, permitindo a ele ampliar as possibilidades da atuação como professor.
Fagner considera que o projeto de aulas a distância, ao vivo, é inovador e assertivo para esse momento tão específico que a sociedade vive. Para o projeto, ele prepara conteúdos com foco nos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O professor frisa que todo o material está sendo elaborado com base no Documento Curricular de Goiás em alinhamento com a BNCC.

Ele também salienta a questão da democratização do acesso dos alunos aos conteúdos exibidos. “As aulas na TV e rádio podem alcançar todos os alunos, principalmente os que não possuem internet acessível.”

Mesma opinião tem a professora Flávia Osório da Silva, de Língua Portuguesa. Ela leciona no Colégio Estadual Deputado José de Assis e suas videoaulas na TBC são direcionadas ao Ensino Fundamental.

Portal NetEscola
Flávia acredita que o projeto vai ajudar muito os alunos de famílias que não têm acesso à internet ou onde esse acesso é limitado. “Apesar de o tempo das aulas ser curto, dá para ver muitos conteúdos e aprender bastante. A TV é um meio muito acessível, e os estudantes gostam muito”.

A professora faz um apelo aos gestores das escolas para que divulguem o projeto e estimulem os alunos a verem as aulas. Sugere também que, depois disso, os estudantes acessem o portal NetEscola, pelo site da Seduc Goiás, e façam as atividades propostas e encaminhem a seus professores para correção.

Outro que participou da primeira videoaula, ao vivo, foi o professor de Matemática Ujeverson Tavares. Para ele, a experiência foi fantástica. “Já participo do programa Goiás Bem no Enem, onde as videoaulas são gravadas. Mas ao vivo é bem diferente, porque são milhares de pessoas assistindo. Eu tento utilizar a didática dos 18 anos de experiência em sala de aula para tentar fazer com que o aluno aprenda por essa nova experiência”.

Educação nos meios digitais
O professor concorda que a exibição das aulas pela TV e emissoras de rádio AM e FM amplia a abrangência do projeto, alcançando um universo bem maior de alunos, em especial aqueles que moram nas comunidades da zona rural e em regiões de difícil acesso.

Na opinião de Ujeverson, essa iniciativa, somada a outras em andamento na rede estadual de ensino, trará um novo olhar para o ensino e a aprendizagem. “Estamos entrando de vez no século 21, com a inclusão dos meios digitais na educação. Só precisamos, agora, investir na formação de nossos professores para que possam continuar com esse movimento”, avalia.


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