Goiânia, 16/06/24
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 07/07/2021

“Saímos da era analógica para a digital”, diz Caiado ao lançar integração da Guia de Trânsito Animal e da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

Solução tecnológica desburocratizada atende demanda antiga de produtores rurais goianos e gera agilidade no atendimento


(Foto: Reprodução)

Por Tribuna Livre

O governador Ronaldo Caiado lançou, na terça-feira (6), a integração da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). A emissão conjunta dos documentos atende a uma demanda antiga dos pecuaristas, além de representar um marco tecnológico. “Saímos da era analógica para a digital”, assegurou o governador.

A mudança impacta diretamente cerca de 62,5 mil produtores rurais que estão cadastrados na Secretaria da Economia de Goiás. Com a integração, a GTA e a NFA-e permanecem em documentos físicos separados, mas deverão ser emitidas em conjunto. A expectativa do Estado é facilitar a movimentação e a comercialização regular de gado, bem como de asininos, caprinos, equinos, muares, ovinos e suínos. As certidões são indispensáveis para o transporte de animais.

Durante a apresentação do novo formato de emissão das declarações, que ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Caiado destacou que o sistema está no ar desde 28 de junho. É mais um benefício que o governo entrega em pleno funcionamento. “Meu estado de espírito é buscar soluções para uma classe que sempre tive orgulho de defender, porque o agro nunca nos decepcionou”, disse.

Antes, os documentos fiscal e sanitário podiam ser emitidos no mesmo lugar, porém, sem obrigatoriedade da publicação conjunta. Com isso, muitos contribuintes esqueciam de emitir e eram multados, por serem obrigatórios. “Agora não se emite guia sem a nota fiscal, e vice-versa. Os produtores ganham muito com essa integração”, afirmou o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado Neto.

Com o novo sistema, além da redução no índice de multas, a Secretaria de Estado da Economia quer agilizar o tempo de atendimento dos criadores de animais. “Nosso objetivo é evitar que o produtor venha a ser penalizado desnecessariamente”, frisou a titular da pasta, Cristiane Schmidt. “Então, governador, parabéns não só por ter resolvido definitivamente um problema do passado, mas pelo legado lançado hoje”, pontuou.


Tags: