Goiânia, 16/06/24
Tribuna Livre Goiás
SAÚDE · 14/02/2024

HGG realiza seis transplantes renais durante o feriado de Carnaval

Hospital do Governo de Goiás é referência neste tipo de cirurgia e já realizou mais de 880 procedimentos


Fotos: HGG

Jair comemorou ter encontrado um doador compatível depois de um ano de espera na fila de transplante

Por Hemerson joca/tlg

HGG realiza seis transplantes renais durante o feriado de Carnava  

Durante o período de carnaval, a equipe de saúde do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) proporcionou uma nova chance de vida a seis pacientes por meio de transplantes renais. Duas dessas cirurgias foram realizadas no formato intervivos, onde o doador, normalmente um membro da família, está vivo. Os outros quatro procedimentos foram viabilizados graças aos órgãos obtidos pela rede de transplantes. Desde sua habilitação em 2017, o HGG tem se destacado como referência em transplantes renais no estado, totalizando 889 procedimentos até o momento.


O médico nefrologista Júlio César Soares Barreto, um dos profissionais responsáveis pelos transplantes intervivos durante o feriado, destacou que os pacientes apresentavam condições de hipertensão arterial e diabetes, sendo essas duas condições fundamentais nas causas da insuficiência renal que leva à necessidade de transplante. Ele explicou que a perda da capacidade renal, especialmente com a hemodiálise, impacta significativamente na qualidade de vida dos pacientes.


No caso dos transplantes intervivos, o médico esclareceu que não há riscos à saúde para quem doa o órgão. Barreto enfatizou a seriedade do sistema de transplante brasileiro, destacando que o Brasil possui um dos programas mais rigorosos do mundo. Além disso, ressaltou a importância do diálogo com a família e expressar o desejo de ser um doador de órgãos para manter viva essa corrente de solidariedade.


José Souza Silva, um dos pacientes que aguardava ansiosamente pelo transplante, expressou sua esperança de alcançar uma vida mais saudável e retomar atividades que foram restritas devido aos problemas renais. Sua irmã, Cleidiana Souza Silva, doadora do rim, destacou o ato como uma demonstração de amor fraternal.


Jair Ferreira de Santos, que aguardava há um ano na fila e enfrentava tratamento renal desde 2008, recebeu a feliz notícia durante o carnaval de que um doador compatível havia surgido. Ele expressou sua alegria em poder aproveitar a folia de uma maneira diferente após o transplante.


Legenda 01: HGG realiza seis transplantes de rim durante feriado prolongado de Carnaval 


Legenda 02: Cleidiana doou o rim para o irmão José, que aguardava com ansiedade o procedimento 


Legenda 03: 


Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás


Tags: Transplante Fazer o bem