Goiânia, 16/06/24
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 13/03/2024

Os Bastidores da Pre - Campanha: Dudu da Taboquinha ganha reconhecimento na opinião pública como candidato honesto.


Por Alessandra Freitas

Em Padre Bernardo, as movimentações de pré-campanha para a eleição de 2024 se intensificam. As articulações políticas no município evidenciam a importância da janela partidária como um elemento que potencializa as mudanças estratégicas. Um dos pre - candidato a prefeito que aguarda essa janela, é o presidente da Câmara de vereadores, Dudu da Taboquinha. 

As alianças e conversas entre lideranças partidárias ganham destaque, não apenas como ferramentas de consolidação de poder, mas também como meio de construir propostas políticas robustas, que ressoam com a diversidade de interesses da comunidade.

A medida que os grupos políticos se formam, a complexidade das negociações pré-eleitorais em Padre Bernardo se intensificam, criando novos contornos no cenário político que se desenrolará nas eleição para prefeito.

Hoje, dia 13 de março, o Tribuna Livre Goiás traz a entrevista com o Vereador, presidente da câmara Dudu da Taboquinha.

Reinaldo de Souza Pereira, também conhecido como Dudu da Taboquinha, é natural da Região do Rio do Sal, zona rural de Padre Bernardo - GO. Casado com Fabiana Soares e pai de quatro filhos, Dudu vive toda a sua vida juntamente com sua família em Taboquinha, um lugar que ele diz ter orgulho em pertencer e  destaca a  comunidade como trabalhadora e acolhedora. Atualmente filiado ao PDT, planeja mudar para o Partido Republicano durante a janela partidária. Dudu é vereador em seu segundo mandato e exerce o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Padre Bernardo desde 2021, uma posição que ele se sente honrado. 

Tribuna Livre - Por que o senhor resolveu colocar o seu nome a disposição como pré-candidato a prefeito de Padre Bernardo?

Dudu da Taboquinha - Como um filho de Padre Bernardo, tenho o dever de almejar, não só para a sede mas também para todos os Distritos, uma cidade que seja bem organizada, moderna e que ao mesmo tempo preserve a sua essência de ser um lugar hospitaleiro, ordeiro, no qual os cidadãos possam ter acesso a recursos efetivos na área da saúde, educação, segurança pública e lazer. Boas pessoas merecem e devem morar em um município que disponibilize meios para o crescimento individual e coletivo.

Trina Livre - Como o senhor analisa o momento político de Padre Bernardo?

Dudu da Taboquinha - O ano eleitoral é crucial para delinear as políticas públicas que serão aplicadas nos próximos quatro anos de gestão municipal. Pauto-me na união dos bons ideais para que seja construída uma linha política e administrativa que realmente proporcione benesses para Padre Bernardo, não apenas de forma superficial, como a velha política por vezes aplica, mas que promova um modo de gestão com ideais inovadoras e a verdadeira e profunda modificação social, a qual garanta os direitos fundamentais de forma efetiva, com o fomento ao agro, a diversificação econômica e especialmente ações éticas e honestas dentro da Administração Pública Municipal. 

Tribuna Livre - Como o senhor vê a falta de representatividade da mulher na política de Padre Bernardo.

Dudu da Taboquinha - As mulheres na política são de fundamental importância para garantir a eficácia democrática, especialmente por meio da diversidade. Contudo, a realidade da representatividade feminina, não só em âmbito municipal mas também estadual e federal, ainda é desafiadora. Esse contexto reflete tanto nas barreiras estruturais e culturais enfrentadas pelas mulheres, como também limita a pluralidade de perspectivas, novas ideias e percepções para as políticas públicas aplicadas dentro do processo democrático de gestão.

Tribuna Livre - Caso o nome do Senhor se confirma como candidato, qual é a possibilidade de ter uma mulher como vice em sua chapa?

Dudu da Taboquinha- Como afirmado, a representatividade feminidade é de suma importância para um novo olhar político e administrativo. Assim sendo, através da escolha dentro do partido, não há qualquer embate em relação a ter uma mulher como vice, muito pelo contrário. Defendo as mulheres na politica, especialmente para que se efetive a busca incessante que devemos ter pela igualdade, especialmente de gênero, e a representatividade de todos dentro da administração municipal. 

Tribuna Livre - Qual a sua opinião sobre uma das últimas pesquisa feitas pelo Cerrado/DM?

Dudu da Taboquinha - Gostaria de externar a credibilidade que o Instituto de Pesquisa Cerrado/DM possui, especialmente destacando que a pesquisa foi realizada em todo o território padre-bernardense. Dar voz à população é de suma importância para se verificar o cenário político e para ser delineado um plano de trabalho que atendas às necessidades de todos os cidadãos, irrestritamente.

Pesquisa Cerrado / DM

A pesquisa aponta um crescimento de 6% para o vereador Dudu da Taboquinha (PDT). Segundo  publicado no Dm, o crescimento do Dudu pode também cria dificuldades para o projeto de reeleição  do atual prefeito. Entre os entrevistado pelo Dm, o que favorece o crescimento do presidente da câmara Dudu da Taboquinha, é sua honestidade.

A pesquisa entrevistou 417 eleitores nos dias 21 e 22 de fevereiro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo GO-07561/2024. A margem de erro é de 4,7 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%

O Tribuna livre Goiás, deixa claro que, todas as respostas dada pelo pre- candidato foram transcritas na íntegra. Que não expõe sua opinião em nenhuma materia. Apenas se restringe o direito de manter o povo informado.



Tags: Dudu da taboquinha eleição Padre Bernardo