Goiânia, 16/06/24
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 18/04/2024

Em uma sociedade, o problema de um afeta a todos.

Ou seja, em uma sociedade, o problema de um afeta a todos. A participação cívica e o exercício do direito de voto são essenciais para o bem-estar coletivo e o funcionamento saudável da democracia.


Hemerson Joca

Arte de Hemerson joca

Por Hemerson Joca

A cobra, espiando pelo buraco da parede, testemunhou o momento em que o fazendeiro e a mulher abriram uma caixa.

Ao descobrir que era uma urna de votação, ela ficou apavorada. Correu para o pátio, advertindo a todos: "Há uma urna de votação na casa, uma urna de votação na casa e teremos de votar!"

A galinha respondeu: "Desculpe-me, Sra. cobra, Eu entendo que isso seja um grande problema para a senhora, mas não me afeta em nada, não me incomoda."

A Cobra foi até o porco e disse: "Há uma urna de votação na casa!"

O porco lamentou: "Desculpe-me, Sra. Cobra, mas não há nada que eu possa fazer além de esperar. Fique tranquila, a senhora será lembrada em minhas reflexões."

Então, a Cobra, desanimada, voltou para a casa para encarar a urna de votação. E naquela noite, ouviu-se um ruído!

Meu Deus, era a urna de votação capturando sua primeira vítima!

A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia acontecido. No escuro, ela não percebeu que a urna de votação havia prendido a cobra que tentava votar, ferindo a mulher do fazendeiro.

O fazendeiro a levou imediatamente ao médico. Ela voltou com febre.

E para alimentar alguém com febre, nada melhor do que um caldo nutritivo. O fazendeiro pegou seus utensílios e foi preparar o ingrediente principal, o caldo da galinha.

Como a febre da mulher persistia, os amigos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro teve que sacrificar um dos seus animais, desta vez o porco.

A mulher não melhorou e acabou falecendo. Muitas pessoas compareceram ao funeral. Para alimentar todos os presentes, o fazendeiro teve que sacrificar outro de seus animais, agora a vaca.

moral da história:

Assim, na próxima vez que você ouvir falar que alguém está diante de um problema e acreditar que não lhe diz respeito, lembre-se: quando há uma urna de votação em jogo, toda a comunidade está em risco!

Ou seja, em uma sociedade, o problema de um afeta a todos. A participação cívica e o exercício do direito de voto são essenciais para o bem-estar coletivo e o funcionamento saudável da democracia.

Texto de autoria:
Esopo (séc. VI a.C) foi um fabulista grego que teria vivido na Grécia antiga. Figura supostamente lendária, passou para a história como o primeiro criador de fábula. 
Adaptado por Hemerson Joca 

Tags: Eleição Eleição 2024 Responsabilidade eleitoral Tse Bolsonaro Lula Ronaldo Caiado Presidente 2026 A participação cívica Esopo Fabulista,