Goiânia, 16/06/24
Tribuna Livre Goiás
ECONOMIA · 15/05/2024

Daniel Vilela reafirma apoio às indústrias que se instalam em Goiás

Governo de Goiás promete suporte a empresas e Daniel Vilela comemora investimento de R$ 170 milhões da Granel Química


Jota Euripedes

Por Mirian Barbosa.

O governador em exercício Daniel Vilela reiterou, nesta quarta-feira (15/05), o compromisso do Governo do Estado de apoiar empresas e indústrias que desejam se instalar em Goiás. 

A afirmação foi feita durante o lançamento da pedra fundamental do novo terminal da Granel Química, em Santa Helena de Goiás, no Sudoeste do estado. A empresa anunciou um investimento de R$ 170 milhões, que deverá gerar 350 empregos diretos e indiretos.

Durante o evento, o governador em exercício destacou os investimentos estaduais em rodovias que darão acesso ao novo terminal de armazenagem de líquidos, situado próximo ao km 3 da GO-210, perto da ferrovia Norte-Sul. Ele enfatizou a intenção de facilitar o trabalho de investidores em Goiás, criando mais oportunidades para os goianos.

"Tenho absoluta certeza de que os investimentos da Granel Química, tão logo se concretizem, servirão para atrair outras empresas para cá. Vislumbro aqui, nesta região, um grande parque industrial a contribuir com o desenvolvimento de Goiás”, afirmou  Daniel.

Edson Souki, presidente da Granel Química, agradeceu ao governador Ronaldo Caiado pelo apoio durante os dois anos de estudos técnicos para o projeto, que incluirá um ramal ferroviário conectando o terminal à ferrovia Norte-Sul e às plataformas rodoviárias. Souki explicou que o escoamento de etanol, biodiesel, óleos vegetais e outras commodities da região será feito por vagões, aumentando o potencial logístico da empresa. A previsão é que as obras durem 18 meses.

Daniel elogiou a escolha de Santa Helena, localizada no "cinturão verde" ou "cinturão da cana-de-açúcar", completou Daniel, referindo-se ao conjunto de municípios, liderado por Santa Helena, que ocupam a segunda posição nacional na produção de açúcar e etanol.  

O prefeito João Alberto Rodrigues comemorou os investimentos, destacando que a obra trará uma nova realidade para a cidade, impulsionando o desenvolvimento e progresso local.

O novo terminal de Santa Helena será o oitavo da Granel Química no Brasil. Associada ao grupo norueguês Odfjell, a empresa possui 50 anos de atuação no país. As obras incluem seis tanques com capacidade de seis milhões de litros cada. Quando concluído, o terminal movimentará anualmente 1 milhão de toneladas de produtos a granel, com planos para expansão futura que permitirá movimentar até 7 milhões de toneladas por ano. Vilela acredita que esses investimentos atrairão outras empresas para a região, contribuindo para o desenvolvimento industrial de Goiás.


Tags: