BRASIL · 30/06/2024
O goiano Pablo Marçal e o Impacto da Internet nas Eleições de São Paulo
web.
foto retirada da rede social do Pre Candidato
Por Hemerson Joca
A corrida política para a Prefeitura de São Paulo ganha novos contornos com a ascensão de Pablo Marçal nas pesquisas. O candidato, que saltou cinco pontos percentuais na última pesquisa (Paraná Pesquisas), ocupa a terceira posição, próximo aos líderes Ricardo Nunes e Guilherme Boulos.
O sucesso de Marçal, uma "celebridade da internet", demonstra o poder das plataformas digitais de construir conceitos e impulsionar candidaturas. Esse fenômeno levanta questionamentos sobre a influência da internet nas eleições, especialmente em relação à mídia tradicional. Afinal, figuras como Datena, estrela da televisão aberta, não alcançam o mesmo desempenho esperado nas pesquisas, o que indica uma possível mudança no poder de influência da mídia tradicional em relação às plataformas digitais.
A internet se consolida como um novo canal de comunicação, com capacidade de atingir um público amplo e diverso, criando um novo mapa de influência política. É inegável a força da internet como ferramenta para impulsionar a visibilidade e o reconhecimento de figuras públicas, o que se reflete no crescimento de Pablo Marçal na corrida eleitoral. A pergunta que fica é: a rede, com seu poder de alcance e influência, está realmente ultrapassando a mídia tradicional na formação de opinião? As próximas eleições serão cruciais para responder a essa questão e observar a evolução do papel da internet na política.