CIDADES · 10/12/2024
Secretária e Presidente do Conselho de Meio Ambiente, Daiane Monteiro, barra entrega de moção de aplauso ao prefeito de Padre Bernardo
.jpeg)
Hemerson Joca
composição da mesa
Por Hemerson Joca
Nota de Repúdio
O Tribunal Livre Goiás vem a público repudiar a atitude da secretaria de Meio Ambiente de Padre Bernardo pelo ocorrido no dia 10 de Dezembro de 2024, durante a Primeira Conferência do Meio Ambiente.
No dia 10/12/2024, foi realizado a Primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente em Padre Bernardo - Go. Como é habitual, durante as conferências a propositura de moções de Aplauso, Elogios, Repúdio por parte de qualquer participante, o jornalista Hemerson Joca, levou um texto contendo uma Moção de Aplausos ao Prefeito, em deferência a rapidez com que o mesmo tomou a decisão de convocar a conferência assim que foi solicitado. O texto propunha uma Noção de Aplauso por parte do Tribuna Livre Goiás, veículo de comunicação em que o Jornalista é sócio.
"Assim que cheguei ao local, comecei a apresentar o documento para as pessoas presentes e as mesmas liam e assinavam referendando a honraria que estava sendo muito bem aceita pela pelos participantes do evento, mas ao tomar conhecimento do que se tratava, a Secretária o Meio Ambiente Daiane Monteiro, não permitiu a continuação e vetou o meu direito. Ressaltou o jornalista.
Como não é de costume colocar o rato para vigiar o queijo, devemos lembrar que, além de secretaria do meio ambiente, Daiane é também a presidente do conselho de meio ambiente instituição que tem o dever de dar transparência às decisões do poder público municipal no âmbito da política Função que para muitos pode ser até legal mais imoral.
O jornalista explica que não é próximo da secretaria mas que ambos tiveram um amigo em comum o já falecido, Dr. Átila, e que em conversar informal, ele sempre tecia elogios a ela, como uma pessoa prestativa. Hemerson afirma que nunca teve desavenças, mas já havia percebido atitudes grosseira por parte dela em outra ocasião mas imaginou que fosse algo aleatório.
"Não imaginei que uma propositura de moção ao Prefeito causaria tanto ciúmes. Até entenderia se partisse de uma apedeuta, mas de uma secretária, me surpreendeu bastante tamanho grosseira que continuou durante toda a conferência, tolindo o meu direito de fala".
Ao término das falas e a composição da mesa direto a ser desfeita, Hemerson entregou em um canto o documento que já havia sido assinado por parte dos presentes e justificou o porquê de não ter colhido assinatura de todos.
Após o desabafo, o jornalista solicitou que a Moção fosse pública na íntegra em respeito aos leitores e aos presentes que tiveram a oportunidade de assinara a honraria.
Ao Prefeito de Padre Bernardo -Go. Joseleide Lázaro.
O Tribuna Livre Goiás, veículo de comunicação, propõe Moção de Aplausos.
Nós, abaixo assinados, representantes da sociedade civil organizada de Padre Bernardo, reunidos neste dia 10 de dezembro de 2024, manifestamos nosso mais profundo reconhecimento e aplauso ao prefeito Joseleide Lázaro pela iniciativa e realização da I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Padre Bernardo. A realização deste importante evento demonstra o compromisso da gestão municipal com a construção de um futuro mais sustentável para nossa cidade. A escolha dos eixos temáticos - Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastre, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental - demonstra a visão abrangente e estratégica da Prefeitura em relação aos desafios ambientais. Ao promover este espaço de debate e participação popular, o Prefeito Joseleide Lázaro está fortalecendo a democracia e garantindo que as decisões sobre o meio ambiente sejam tomadas de forma transparente e participativa. Diante do exposto, requeremos que esta Moção de Aplausos seja encaminhada ao Prefeito Joseleide Lázaro, como forma de expressar nossa gratidão e incentivá-lo a continuar trabalhando em prol da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável de Padre Bernardo. Padre Bernardo, 10/12/2024
A moção em questão, visava reconhecer a gestão do prefeito Joseleide na área ambiental. No entanto, a forma como a situação foi conduzida, com o veto ao direito de fala de um participante e a entrega da moção de forma isolada, gera questionamentos sobre a transparência e a democracia no processo, e a liberdade de expressão.
Tags: #ConferenciaMeioAmbiente #PadreBernardo #Goias #Sustentabilidade #MeioAmbiente #ConferênciaMunicipal #ParticipacaoPopula
Leia também







