Goiânia, 01/05/25
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 11/04/2025

Jair Bolsonaro é Internado às Pressas no RN com Quadro de Obstrução Intestinal

Complicações abdominais, consideradas sequelas do atentado de 2018, interrompem agenda política do ex-presidente no Nordeste


Rede social/Bolsonaro

Por Miriam Barbosa

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado de forma emergencial na manhã desta sexta-feira, 11 de abril de 2025, após sentir fortes dores abdominais durante um evento político realizado no município de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte. Bolsonaro participava do lançamento do projeto “Rota 22”, uma iniciativa do Partido Liberal (PL) voltada à articulação política na região Nordeste.

Segundo informações médicas, o ex-presidente apresentava distensão abdominal acentuada e queixava-se de dores severas. Inicialmente atendido e estabilizado em uma unidade hospitalar local, foi posteriormente transferido de helicóptero para um hospital particular em Natal. Lá, foi submetido a exames de imagem, com o objetivo de avaliar a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

O médico Antônio Macedo, que acompanha Bolsonaro desde o atentado sofrido em 2018, informou que o quadro clínico atual está sendo tratado com medicamentos voltados à redução da obstrução intestinal. Caso o tratamento não surta os efeitos desejados, uma cirurgia poderá ser indicada, possivelmente em São Paulo, onde o ex-presidente já foi submetido a procedimentos semelhantes em virtude das consequências da facada recebida durante a campanha presidencial de 2018.

A agressão sofrida à época causou lesões intestinais significativas, exigindo múltiplas cirurgias e gerando complicações de longo prazo. A obstrução intestinal que motivou a hospitalização desta sexta-feira é considerada uma dessas sequelas.

Em declaração pública, o vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, afirmou que o pai se mantém “acordado e lúcido”. Ele relatou que Bolsonaro insistiu em iniciar sua agenda política, mesmo já apresentando desconfortos, mas precisou ser encaminhado ao hospital após agravamento das dores. Conforme o relato, os exames indicaram reflexos de aderências internas – efeito comum após traumas abdominais graves –, levando à necessidade de sedação para realização dos procedimentos diagnósticos.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disponibilizou suporte logístico para a transferência aérea do ex-presidente até a capital potiguar. Em razão do ocorrido, a agenda de Bolsonaro no Nordeste, que incluiria compromissos em cidades como Acari, Oiticica e Pau dos Ferros, poderá ser revista ou suspensa, a depender da evolução de seu estado de saúde.


Tags: Bolsonaro #JairBolsonaro #Internação #PolíticaBrasil #Rota22 #RN #SantaCruzRN #CarlosBolsonaro #ObstruçãoIntestinal #Saúde #Facada2018 #Notícia #Atualidades#PartidoLiberal #Bolsonaro2025