Goiânia, 01/05/25
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 12/04/2025

Bolsonaro é transferido para Brasília após diagnóstico de suboclusão intestinal

Complicações abdominais, consideradas sequelas do atentado de 2018, interrompem agenda política do ex-presidente no Nordeste


Rede social/Bolsonaro

Por Miriam Barbosa.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido de Natal (RN) para Brasília na tarde do último sábado, 12 de abril de 2025, após ser diagnosticado com suboclusão intestinal. A decisão pela remoção foi tomada em conjunto com seus familiares, com o objetivo de garantir continuidade ao tratamento em local mais próximo de seus entes queridos e com estrutura médica de sua confiança.

O ex-mandatário foi inicialmente atendido na cidade de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte, após passar mal durante compromissos políticos. Posteriormente, foi encaminhado de helicóptero ao Hospital Rio Grande, na capital potiguar. Por volta das 17h, seguiu em ambulância até o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, de onde foi transferido em uma UTI aérea ao Hospital DF Star, em Brasília.

A suboclusão intestinal é uma obstrução parcial do intestino, que compromete a passagem de alimentos e gases. A condição está associada às complicações decorrentes do atentado sofrido por Bolsonaro em 2018, durante a campanha presidencial, e que resultou em múltiplas cirurgias abdominais ao longo dos últimos anos.

De acordo com informações médicas, no momento da transferência o ex-presidente apresentava quadro clínico estável, sem febre ou dor, e com sinais vitais dentro da normalidade. Não foi constatada necessidade de intervenção cirúrgica imediata, embora a possibilidade de procedimento em Brasília não esteja descartada.

A internação ocorreu enquanto Bolsonaro participava da caravana “Rota 22”, promovida pelo Partido Liberal. A iniciativa tem como finalidade a defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente cumpria agenda em municípios do interior potiguar quando começaram os sintomas que levaram à hospitalização.


Tags: #JairBolsonaro #Saúde #Política #Hospitalização #Brasília #SuboclusãoIntestinal #Rota22 #PartidoLiberal