Goiânia, 02/02/26
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 27/01/2026

Caiado se filia ao PSD ao lado de Ratinho Jr. e Eduardo Leite e entra no tabuleiro presidencial de 2026

Ao trocar de legenda após décadas, governador de Goiás aposta na união entre líderes estaduais e defende um projeto nacional baseado em caráter, independência e esperança para o Brasil


Por Miriam Barbosa.

Caiado se filia ao PSD ao lado de Ratinho Jr. e Eduardo Leite e projeta disputa de 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que sua filiação ao PSD marca um dos momentos mais importantes de sua trajetória política e representa um passo adiante para contribuir com o debate nacional visando a eleição presidencial de 2026. O anúncio foi feito ao lado dos governadores Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), que já integram a legenda.

“Vivo hoje um importante momento na minha trajetória de vida. Venho de um partido desde que iniciei minha caminhada política, mas busco agora uma oportunidade para contribuir com a discussão nacional para a eleição de 2026”, afirmou Caiado. Segundo ele, a chegada ao PSD ocorre em um ambiente de acolhimento e desprendimento pessoal. “Estamos aqui, na companhia do Ratinho e do Eduardo Leite, para mostrar ao Brasil que este é um gesto de total desprendimento. Não há interesse pessoal. Aquele que for escolhido levará a bandeira de um projeto de esperança, baseado em caráter, determinação, honra, coragem moral e independência intelectual para governar o país.”

Caiado destacou ainda que o compromisso entre os governadores é de unidade. “Qualquer que seja o candidato escolhido, terá o apoio dos demais”, disse, ao ressaltar que a prioridade do grupo é o Brasil, acima de projetos individuais.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que a chegada de Caiado fortalece um projeto coletivo dentro do PSD. “É uma alegria para nós, porque antes da aspiração individual como agentes políticos, vem a aspiração como brasileiros. O Brasil precisa encontrar um rumo que devolva esperança às pessoas. Esse é o compromisso do PSD”, declarou. Segundo Leite, o partido reúne lideranças com visões diversas, mas unidas pela necessidade de pensar o país acima de diferenças. “Quando a gente é capaz de pensar no Brasil acima de tudo, constrói um país diferente a partir do processo eleitoral que vem pela frente.”

Já o governador do Paraná, Ratinho Júnior, ressaltou o peso político da filiação de Caiado. “É um prazer ter uma pessoa do teu quilate, da tua força e liderança, fazendo parte desse projeto de união. União pelo Brasil, para virar essa página e construir um Brasil moderno, um novo país que tantas pessoas precisam e querem, sobretudo um Brasil que cuide de quem mais precisa”, afirmou.

A filiação conjunta dos três governadores reforça o PSD como um dos principais polos de articulação política nacional e antecipa a construção de um projeto unificado para a disputa presidencial de 2026.


Tags: #Caiado2026 #PSD #PolíticaNacional #Eleições2026 #CentroDemocrático #Governadores #BrasilEmDebate #ProjetoNacional