Goiânia, 16/06/24
Tribuna Livre Goiás
SAÚDE · 09/09/2019

Baixa umidade do ar deixa regiões Central, Norte e Noroeste de Goiás em alerta

Durante a predominância do tempo seco, os riscos de incêndio florestais são maiores, assim como os danos à saúde


Reprodução/Wikimedia commons/Joellsky

Por Thyélen Lorruama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo para as regiões Central, Norte e Noroeste de Goiás. Com grau severo, a baixa umidade do ar varia entre 12% e 20%. Durante a predominância do tempo seco, os riscos de incêndio florestais são maiores, assim como os danos à saúde.

No alerta, o Instituto destaca algumas importantes como: beber bastante líquido; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; e usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. Além disso, o órgão reforça que, nos dias mais quentes e secos, atividades físicas não são recomendadas

Entre os municípios mais afetados pela seca estão Alto Horizonte, Amaralina, Araguapaz, Aruanã, Bonópolis, Britânia, Campinaçu, Campos Verdes, Cavalcante e Crixás, entre outros. 

Como reduzir os riscos à saúde

No período de seca, os cuidados à saúde devem ser redobrados. Sintomas como irritação na garganta, no nariz e nos olhos são comuns, mas especialistas destacam que o desconforto é ainda maior para pessoas que sofrem com doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica.

Para reduzir os dados desses problemas ao corpo, o primeiro passo é ingerir bastante líquido. O ideal são de dois a três litros, por dia, entre água, sucos, água de coco e etc. Nos dias mais intensos de calor e baixa umidade relativa dor ar, não é recomendável praticar atividades físicas intensas. 

Um outra dica importante, é umidificar a casa nos dias quentes tanto com tanto com umidificadores elétricos quanto com baldes e bacias cheios de água ou toalhas umedecidas espalhados pelo ambiente.

Confira aqui mais dicas de como amenizar os problemas causados pela baixa umidade do ar.


Tags: tempo seco goiás baixa umidade do ar alerta