Goiânia, 16/06/24
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 11/09/2019

Presidente e controlador da Câmara de Formosa são presos em ação contra dispensa de licitações

Ao todo, nove pessoas são investigadas. Operação, denominada, Número Sete, foi deflagrada nesta quarta-feira (11/09), pelo Ministério Público de Goiás e pela Polícia Civil e apura crimes de associação criminosa e dispensa indevida de licitações


Reprodução/Ministério Público de Goiás

Por Redação Tribuna Livre

Na manhã desta quarta-feira (11/09), o  juiz Fernando Oliveira Samuel da, 2ª Vara Criminal, expediu os mandatos de prisão em desfavor de Edmundo Dourado, atual presidente da Câmara Municipal de Formosa, e do controlador interno da Câmara, Humberto Serafim Mendonça.

A operação, que foi intitulada de Número Sete, é coordenada pelos promotores de Justiça Fernanda Balbinot e Douglas Chegury, e conta com o auxílio dos delegados de Polícia Civil Danilo Meneses e José Antônio Machado Sena.

Segundo o Ministério Público, Edmundo usava da condição de presidente da Câmara, como ordenador de despesas para adquirir diretamente produtos e mercadorias sem a realização de procedimento licitatório durante os anos de 2016, 2018 e 2019.

A investigação que levou a prisão do presidente e do controlador interno da Câmara Municipal de Formosa, também se estenderá aos donos dos estabelecimentos comerciais beneficiados. Ao todo, nove pessoas são investigadas.

Bloqueio de bens

De acordo com o MP-GO, também foi foi determinado o bloqueio de bens dos acusados para assegurar o ressarcimento dos prejuízos ocasionados aos cofres públicos.

Além da responsabilização criminal, que prevê penas que podem chegar a oito anos de prisão, os envolvidos responderão também por improbidade administrativa, que prevê suspensão de direitos políticos, perda do cargo e proibição de contratação com o poder público, assim como reparação dos prejuízos e pagamento de multa.


Tags: câmara municipal de formosa goiás operação número sete presidente controlador