Goiânia, 16/06/24
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 11/09/2019

Caiado solicita que goianienses economizem água para evitar rodízio no abastecimento

"Pedimos encarecidamente às pessoas que diminuam o consumo da água", reforçou o governador. Na tarde desta quarta-feira (11/09), a medição apontou 2.116 litros por segundo. Caso a vazão chegue a 1.500 l/s, o sistema de rodízio de água será adotado


Vinícius Schmidt/Governo de Goiás

Entrevista coletiva com Ronaldo Caiado, secretária do Meio Ambiente, Andrea Vulcanis e o presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski

Por Thyélen Lorruama

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, juntamente com a secretária do Meio Ambiente, Andrea Vulcanis e o presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, fez um alerta aos moradores das regiões atendidas pela Bacia do Rio Meia Ponte para que façam uso consciente da água. O apelo foi feito no início da tarde desta quarta-feira (11/09), em entrevista coletiva concedida no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O gestor estadual iniciou o comunicado dizendo que entende que durante esse período de calor intenso o gasto de água é maior, mas caso medidas de economia não sejam adotadas pelo cidadão, será necessário fazer rodízio no abastecimento, principalmente em Goiânia e Aparecida de Goiânia. "Pedimos encarecidamente às pessoas que diminuam o consumo da água", reforçou ele. 

"Hoje, às 7h da manhã, tivemos uma queda [na vazão]. Chegou cair mil litros por segundo. Pra vocês terem uma ideia, pela primeira vez nós tivemos que acionar duas bombas no Rio Meia Ponte para atender a cidade", ponderou Caiado em tom de preocupação. "O que estamos pedindo nesse momento é que, por favor, as pessoas todas que moram aqui em Goiânia e Aparecida nos ajude, porque nós não temos tempo pra fiscalizar todas as pessoas, não temos como fiscalizar o consumo em cada casa", disse ainda. 

O governador ponderou que se cada um fizer sua parte, não há necessidade de implantar um sistema de rodízio de água. "O apelo que eu faço é que as pessoas, mesmo sabendo dessa onda de calor, não desperdicem água naquele banho de dez minutos, jogando água essa hora no jardim, lavando calçada e carro com mangueira. Precisamos ter consciência de diminuirmos o nosso consumo", reforçou Caiado.

Medição do Rio Meia Ponte

No fim de semana, 6 e 7 de setembro, a vazão do Rio Meia Ponte estava a 2.324 litros por segundo, abaixo da média registrada desde 14 de agosto deste ano, quando computou-se 2.700 l/s. Hoje (11/09), a medição apontou 2.116 l/s. Caso a vazão chegue a 1.500 l/s, o sistema de rodízio será adotado.

Em nota publicada no último dia 8, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) pediu que "os municípios de Goiânia e da região metropolitana a participarem de um esforço comum para intensificar ações de fiscalização contra o desperdício em áreas urbanas, que não são de competência do Estado, com vistas a reduzir o consumo nas cidades."



Tags: governo de goiás seca vazão rio meia ponte falta de água rodízio alerta